Governo do Estado lança mobilização para redução do abandono escolar
Nesta última sexta-feira (14), o Governo do Estado lançou a 2º Campanha de Mobilização para a redução do abandono escolar. A campanha é desenvolvida pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e neste ano tem como tema: “Aluno na escola, responsabilidade de todos”.
Na mobilização, a Seduc planejou a realização de palestras nas escolas, ações sócio-educativas e também um amplo concurso de ‘Desenho’, ‘Cartazes’ e ‘Redação’, levando os alunos à reflexão sobre a importância de se frequentar com assiduidade a escola. A mobilização se estenderá até o final do ano letivo de 2009, abrangendo todas as escolas da rede pública estadual.
Segundo a coordenadora do Programa de Redução do Abandono Escolar (Prae/Seduc), Adriana Boh, o principal objetivo da campanha é sensibilizar a comunidade escolar e a sociedade em geral sobre as consequências em decorrência do abandono escolar.
“Com a campanha visamos sensibilizar a sociedade e principalmente a comunidade escolar sobre a importância da Educação para um melhor desenvolvimento pessoal e profissional”, explicou Adriana Boh.
A coordenadora do Prae mencionou ainda que um das motivações da campanha também é a otimização dos recursos públicos aplicados na educação. “O índice de evasão escolar no Amazonas gira em torno em 12%. Precisamos compreender que por conta desta evasão, 12% dos recursos públicos são desperdiçados, o que chega a quase 200 milhões de reais ao ano. A campanha busca também chamar a atenção da sociedade para isso, motivando as pessoas a permanecerem e usufruírem da escola de modo a fazer valer cada centavo que é investido em educação”, apontou.
Uma das escolas que realizou atividades especiais no dia do lançamento da campanha foi a escola estadual Princesa Izabel (Centro de Manaus). A escola atende a 755 alunos do ensino fundamental e apresenta 0% de evasão escolar.
“Conseguimos zera o índice de desistência porque trabalhamos firmemente com as famílias, mostrando aos pais a importância de se acompanhar de perto o desenvolvimento das crianças”, informou a gestora da escola Princesa Izabel, Jurlena de Carvalho.