Escolas recebem orientações para combater a nova gripe
Cerca de 300 gestores de escolas estaduais do interior do Estado participaram na tarde desta terça-feira (dia 5) de uma sensibilização sobre a gripe Influenza A (H1N1), inicialmente chamada de gripe suína.
Os gestores obtiveram orientações quanto aos procedimentos que devem ser adotados pelas instituições de ensino para minimizar a disseminação do vírus no Amazonas.
As orientações sobre a nova gripe foram dadas pela técnica da Fundação de Vigilância e Saúde (FVS), Rosemary Pinto, e pela coordenadora do Programa Saúde na Escola – Seduc, professora Delta Segadilha, que explicaram como os professores poderão identificar pessoas contaminadas pelo vírus e quais procedimentos devem ser adotados para o tratamento dos pacientes.
A coordenadora do programa Saúde na Escola afirmou que a sensibilização é uma medida preventiva. “Não é um momento de pânico. O Amazonas está conseguindo controlar a disseminação do vírus”, acrescentou Delta.
Segundo a professora do município de Maués, Ileuza Bradão, a sensibilização deve ajudar na prevenção de alunos e professores. “A higienização é a principal medida para a prevenção da gripe. Vamos transmitir a toda população as informações obtidas nessa sensibilização”, disse.
Ileuza comentou que todos os professores puderam tirar suas dúvidas sobre a Influenza A (H1N1). “As máscaras, por exemplo, devem ser utilizadas apenas pelas pessoas que apresentam os sintomas da doença”, afirmou.
Todos os gestores que participaram da capacitação receberam uma cartilha informativa e uma nota técnica da FVS contendo os grupos de risco da nova gripe, as recomendações para os pacientes, além de outras notificações.
No Amazonas, apenas seis casos da nova gripe foram confirmados e todos foram contraídos fora do Estado. No próximo dia 18 de agosto, a Seduc e FVS devem continuar as orientações com gestores do Amazonas. Neste dia, os 210 gestores de escolas estaduais da capital devem participar de uma sensibilização sobre a Influenza A (H1N1).