Seduc amplia rede de escolas de Tempo Integral
Ao reunir todos os gestores escolares da capital em uma reunião de trabalho na última segunda-feira (dia 26), o secretário da Seduc, Gedeão Amorim, anunciou que o ano letivo de 2009 inicia com cinco novas escolas de Tempo Integral.
Dando segmento à política de ampliação da rede de Tempo Integral empreendida pelo Governo do Estado, passam a funcionar com essa modalidade de ensino as escolas estaduais: Helena Araújo (bairro São Francisco), Machado de Assis (Educandos), Altair Severiano Nunes (Parque 10), Leonor Santiago (Nossa Senhora das Graças) e Instituto de Educação do Amazonas-IEA (Centro).
Somando-se a estas novas, a rede da Seduc na capital passa a ter, de acordo com Gedeão Amorim, um total de 13 escolas de Tempo Integral.
O secretário da Seduc explicou que a ampliação da rede de Tempo Integral é uma política do Governo do Estado que tem como meta oferecer as melhores condições para que os estudantes tenham um ensino de qualidade.
“No ano passado implantamos quatro novas escolas de Tempo Integral e em 2009 ampliamos a rede para mais cinco escolas. Nesses estabelecimentos de ensino, diariamente e de forma gratuita, os alunos terão acesso a projetos pedagógicos diferenciados, refeições, atividades em laboratórios, trabalhos extracurriculares, reforço escolar, acesso a programas desportivo e de recreação, dentre outras atividades”, disse.
Conforme Gedeão é confirmado por estatísticas que nas escolas de Tempo Integral, o estudante tem um melhor retrospecto. “Em algumas de nossas escolas de Tempo Integral o índice de reprovação e evasão é inferior a 1%. Isto se deve ao maior tempo em que o aluno permanece na escola – das 7h às 17h – e devido aos inúmeros programas e atrativos pedagógicos que são oferecidos. Justamente por isso estamos, a cada ano, ampliando nossa rede de tempo integral”, frisou.
Novos Centros em construção
Além da ampliação das cinco novas escolas, que já iniciam suas atividades neste mês de fevereiro. O Governo do Estado está construindo 14 Centros de Educação de Tempo Integral. “Estes centros já estão em construção e para incrementar o ensino, serão equipados com laboratórios, campo de futebol, piscina, salas climatizadas, dentre outros espaços educativos”, anunciou.
Os CETIS serão construídos em vários pontos, dentre os quais, o bairro da Compensa, Avenida Max Teixeira, Avenida Grande Circular e Avenida Noel Nutels.