Seduc promove Seminário e reúne mais de 450 gestores escolares em Manaus
‘Divulgar as experiências de sucesso que são desenvolvidas nas escolas, proporcionar a troca de experiência entre as administrações escolares e premiar as instituições de ensino vencedoras do ‘Prêmio Estadual de Gestão’, estes foram os objetivos do Seminário de Gestão Escolar promovido nesta sexta-feira (05) pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).
Contando com a participação da consultora do Conselho Nacional dos Secretários de Educação/Consed, Dra. Heloísa Lück, no Seminário, a Seduc reuniu todos os gestores escolares da capital e também gestores de mais de 70% dos demais municípios do Amazonas, somando um total de mais de 450 educadores no encontro promovido na Ufam.
Além de ser uma oportunidade de formação, a Seduc também aproveitou a ocasião para premiar as escolas vencedoras do ‘Prêmio Estadual de Gestão de Escolar’. Com o prêmio realizado anualmente, a Seduc dá visibilidade às escolas que estão buscando a melhoria do desempenho contínuo de seus estudantes por meio de uma administração participativa e focada em resultados.
O prêmio deste ano teve como vencedora, a escola estadual Carlos Pinho, do município de Manacapuru, cuja gestora, professora Sinara Mendes teve oportunidade – por conta do Prêmio – de participar de um intercâmbio conhecendo a realidade de escolas públicas dos Estados Unidos, no último mês de novembro.
Amazonas: destaque em Gestão
A palestrante do seminário e consultora do Consed, Dra. Heloísa Lück, comentou, em sua exposição, que o Amazonas é o estado brasileiro que mais inscreve escolas no Prêmio Nacional.
“Isso é um dado de imensa importância, pois ao se inscreverem no Prêmio as escolas amazonenses mostram que estão pré-dispostas à auto-avaliação, que não somente permite a percepção de seus pontos fortes, mas também permite observar os pontos fracos onde elas precisam avançar”, disse a consultora.
Heloísa Lück também citou o exemplo de escolas públicas do Amazonas que vêm conquistando o prêmio anualmente e que, notavelmente, são escolas-modelo para o restante do país.
A secretária Executiva de Educação do Amazonas, Marly Honda e as secretárias adjuntas da Capital e do Interior, respectivamente Ana Falcão e Magaly Régis, abriram oficialmente o Seminário e ressaltaram que esta foi uma oportunidade de, ao final do ano, a Seduc reconhecer o esforço de todas as escolas da rede pública estadual, comprometidas cada vez mais com a evolução dos índices de qualidade, o que vem sendo constatado por meio da evolução do Ideb amazonense.