Mais de 16 mil estudantes da rede pública estadual serão beneficiados por programa que alia cultura e esporte à educação
Programa é parceria entre instituto e Secretaria de Educação
Como meio de promoção do desenvolvimento integral de estudantes da rede estadual, foi lançado, nesta segunda-feira (20/06), o “Programa DNA do Brasil - Talentos”, no Amazonas, desenvolvido pelo Instituto para o Desenvolvimento da Criança e do Adolescente pela Cultura, Esporte e Educação (Idecace), em parceria com a Secretaria de Educação e Desporto.
O evento foi realizado no auditório da Escola Estadual Petrônio Portela, localizada na zona centro-oeste de Manaus. Ao todo 16 mil estudantes devem participar da iniciativa que consiste em desenvolver integralmente as crianças e adolescentes participantes. Além disso, o programa busca oferecer pós-graduação lato sensu para os professores de Educação Física e para os gestores escolares, a fim de garantir melhor preparo àqueles que vão atuar diretamente com os estudantes.
De acordo com a secretária executiva adjunta da Capital, Arlete Mendonça, o projeto vai identificar entre os alunos, possíveis nomes no esporte nacional.
"A Secretaria de Educação tem um histórico de muitas vitórias e no esporte não poderia ser diferente, é por isso que buscamos dar todo apoio a uma parceria tão importante que conduz os nossos estudantes a ter destaque no esporte escolar", explicou a secretária.
O estudante Joab Damasceno, de 17 anos, diz que a iniciativa vai beneficiar muitos jovens. "Estou ansioso, pois o programa vai desenvolver muitos alunos no esporte, estudantes que já tem potencial e com o incentivo vão ter a possibilidade de se destacarem ainda mais", pontuou Joab.
O programa DNA do Brasil Talentos é estruturado na identificação de talentos para o esporte e na vocação profissional. Ao longo de 12 meses, metodologias científicas serão aplicadas para o desenvolvimento de talentos. A iniciativa visa à inclusão social e à formação profissional de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.
A madrinha do programa, a atleta Maggi, campeã nas Olimpíadas de Pequim, acompanhou o lançamento da atividade. "Eu estou feliz de estar no Amazonas, onde tenho um carinho especial e acredito que esta iniciativa dará muitos frutos no esporte regional e nacional", destacou a atleta.
Programação - Os professores participantes terão formação nesta segunda e quarta-feira (20 e 22/06) sobre a implantação do programa, protocolos avaliativos e como adequar o DNA aos programas e projetos já existentes nas escolas.
Durante os dois dias, serão abordados assuntos como: implementação da metodologia do programa, aplicação do protocolo avaliativo e atuação de nutricionistas, assistentes sociais e psicólogos no Programa, além de como adequar o DNA do Brasil - Talentos às políticas, programas e projetos já existentes nas escolas.
Fotos: Euzivaldo Queiroz / Seduc