Image

ACESSIBILIDADE

ACESSIBILIDADE

ACESSIBILIDADE

Image
Image

Governo do Amazonas promove 5ª Conferência Estadual de Educação

Evento foi realizado em escola de Manaus 

A Escola Estadual Petrônio Portella sediou, nesta terça (14/06) e quarta-feira (15/06), a 5ª Conferência Estadual de Educação do Amazonas, que é promovida pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto e pelo Conselho Estadual de Educação. O tema deste ano foi “Inclusão, Equidade e Qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira”  e juntou representantes de diversos movimentos. 

A Conferência constitui uma nova oportunidade de avaliação e de formulação das políticas públicas para a educação, uma vez que são discutidas as políticas públicas do dia a dia. “Os resultados da conferência é que, na prática, a educação só tem bons resultados e níveis se estiver em conjunto com as outras, para que a educação não só do Amazonas, mas do Brasil, seja qualitativa”, explica José Luiz Braz, coordenador do Fórum estadual. 

José Luiz Braz

Durante os dois dias, os 250 participantes discutiram os três eixos temáticos: Plano Nacional de Educação 2024-2034 e avaliação das diretrizes e metas; “Uma escola para o futuro: tecnologia e conectividade a serviço da Educação”; e criação do Sistema Nacional de Educação: avaliação da legislação inerente e do modelo em construção. 

Os temas buscam a construção de propostas que proporcionem qualidade social à educação brasileira inseridas no futuro Plano Nacional de Educação, como também para os Planos Municipais e Estadual de Educação. Ao fim da conferência, foi realizada a eleição dos delegados para a Etapa Nacional da CONAE 2022, que será realizado em novembro, em Brasília.  

Ivete Morais

Serão 56 delegados representando Amazonas, de movimentos, instituições, sociedade civil e órgãos educacionais. A professora Ivete de Morais, de Novo Airão, é delegada pelo município e defende a causa indígena. Para ela, poder debater as políticas públicas é fundamental para progredir.  

“A importância de estar aqui hoje é que, por meio do tema, possamos discutir os eixos temáticos para assegurar a educação em todas as formas. Eu irei defender a proposta, para tentar ser aprovado de forma nacional, sobre a Educação Escolar Indígena. Então, estamos reunidos, participando, para assegurar esse tema na Conferência Nacional”, pontua. 

Fotos: Eduardo Cavalcante/Seduc 


captura-de-tela-2022-02-09-as-01.26.171.png
Image
Image
Image
Back To Top
ChatboxWidget