“A gente só consegue ter algo melhor com estudo”, diz candidata ao realizar exame supletivo
Mais de 10 mil vagas foram disponibilizadas para os candidatos que buscam concluir o Ensino Fundamental ou Médio por meio do Exame Supletivo
Após 15 anos, a manicure Vanessa Trajano, de 32 anos, voltou à sala de aula, desta vez, para realizar os exames do Provão Eletrônico, iniciativa do Governo do Amazonas, através da Secretaria de Estado de Educação e Desporto, que visa oferecer aos jovens e adultos a regularização escolar e a certificação de conclusão.
Nesta quarta-feira (1º/06), a manicure, que não chegou a concluir o Ensino Fundamental, realizou a primeira parte do exame. Ela é uma dos mais de 4 mil candidatos que serão atendidos na Escola Estadual (EE) Padre José Luis Ruas, um dos quatro polos disponibilizados para a aplicação das provas.
Ela incentiva que os outros candidatos abracem essa chance. “Corram atrás de seus objetivos, porque hoje em dia a gente só consegue ter algo melhor com estudo, hoje, eu estou em busca de coisas melhores, do tempo perdido, então estou aproveitando essa oportunidade”, destaca Vanessa.
O autônomo, William Alcântara, de 23 anos, que há seis deixou a sala de aula para trabalhar, conta como esta iniciativa pode mudar o seu futuro. “Eu deixei de estudar para trabalhar e sustentar a minha mãe, hoje estou em busca de novas oportunidades e pretendo ainda cursar uma faculdade de Administração, para conseguir dar um futuro melhor para a minha família”, pontuou William.
Kuka Chaves, secretária estadual de Educação e Desporto, destaca que o exame beneficia muitas pessoas. “O Provão Eletrônico é uma porta aberta pelo Governo do Amazonas àqueles que não puderam, por algum motivo, concluir o ensino em idade escolar. É um estímulo para quem busca melhores oportunidades no mercado de trabalho”, frisa.
Aplicação - De acordo com o coordenador do Sistema Eletrônico de Avaliação, Luciano Melo, as provas serão aplicadas até o dia 31 de agosto, nas escolas estaduais Solon de Lucena, Eliana S. Pacheco Braga, Padre Luís Ruas, e o Instituto de Educação do Amazonas (IEA).
“A gente disponibiliza para a nossa população, quatro polos de aplicação de provas. Vale ressaltar que todas as vagas foram preenchidas e a nossa intenção é aplicar o maior número de provas possíveis, e por isso faço um apelo para quem conseguiu a sua oportunidade, não desista, é o seu futuro que está em jogo”, disse Luciano Melo.
Prova – A prova on-line, o candidato deverá comparecer ao local designado com antecedência de 30 minutos do horário fixado para seu início, portando os documentos de identificação necessários: comprovante de agendamento, carteira de identidade, carteira de trabalho ou carteira nacional de habilitação e CPF, originais.
Os exames são compostos por 20 questões objetivas, sendo necessário que o aluno acerte 60% desse total, ou seja, 12 questões. O candidato tem 50 minutos para responder a prova de cada disciplina. Ao final de todas as provas agendadas e realizadas, o candidato poderá ver o resultado de desempenho e em quais disciplinas foi aprovado.
Fotos: Eduardo Cavalcante / Seduc