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‘Trilhas do Saber’ certifica 468 profissionais da educação em Silves e Nova Olinda do Norte


Projeto integra o programa do Educa+ Amazonas, do Governo do Estado 

O Trilhas do Saber, projeto prioritário do Educa+Amazonas, do Governo do Estado, certificou mais 468 profissionais da educação, nos municípios de Silves e Nova Olinda do Norte, a 181 e 134 quilômetros de distância de Manaus, respectivamente. As atividades do projeto foram realizadas nos dias 26 e 27 de maio, simultaneamente nos dois municípios.

O professor César Lobato Brito, que deu início à programação do “Trilhas do Saber”, com a palestra “Competência socioemocional e o fortalecimento das relações no ambiente escolar”, falou sobre a experiência em alcançar os educadores do interior do estado. 

"A minha expectativa foi sempre muito positiva, por acreditar na necessidade de oferecermos trilhas e caminhos de formação para os nossos professores do estado, e quando se tratou realmente de participar no ano passado de uma viagem dessas do Trilhas do Saber, para Codajás e esse ano em Urucurituba e Silves, a minha experiência foi muito positiva, é sempre muito bom encontrar os professores do interior, conhecer suas experiências, mas ao mesmo tempo deixar a eles, algumas luzes e alguns caminhos para que eles possam melhorar seu trabalho no dia-a-dia, nas escolas do estado pelos nossos interiores”, disse. 

Temas – As temáticas abordadas no Trilhas do Saber de 2022 são divididas entre docentes do Ensino Fundamental para Anos Iniciais e Anos Finais, nas quais serão abordados as propostas curriculares e pedagógicas, os novos caminhos para o processo de ensino-aprendizagem e Referencial Curricular Amazonense (RCA). 

Para os docentes do Ensino Médio, os temas são pautados nas principais mudanças do Novo Ensino Médio, os Itinerários Formativos e suas possibilidades pedagógicas, além do Itinerário Formativos na prática. Para os docentes de modalidades diversas, são abordadas as tecnologias digitais, a  construção de uma educação que faz sentido, Educomunicação, ensino híbrido e autonomia de aprendizagem. 

Nos percursos da Educação Especial, os formadores abordaram a educação inclusiva, metodologias e materiais acessíveis e a produção de materiais pedagógicos adaptados para alunos com transtorno do espectro autista, deficiência intelectual, cegos e surdos. Os gestores poderão se aprimorar  em liderança, no NEM, e painel de gestão escolar. 

Fotos: Arquivo pessoal 

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