Curso ‘Mídias Aplicadas à Educação’ é oferecido a 1,2 mil professores
Visando impulsionar as ações do projeto TV Escola, a Secretaria de Estado de Educação capacitou na última semana, um grupo de 1,2 mil professores que trabalham com os recursos de mídias nas escolas da rede estadual de Manaus e de outros 20 municípios do interior do Amazonas.
O terceiro módulo do Curso denominado “Mídias Aplicadas à Educação” foi organizado e aplicado em carga horária de 40h/aula e por meio dele foram transmitidas metodologias para incrementar a utilização do programa TV Escola junto aos estudantes da rede pública.
A inclusão digital foi o tema abordado nesta terceira formação, que, em Manaus, aconteceu simultaneamente nas escolas estaduais Vicente Telles, Frei Sílvio Vagheggi, Júlio César Passos, Colégio Amazonense Dom Pedro II e no Centro de Formação Profissional Padre Anchieta (Cepan).
A coordenadora do programa TV escola/Seduc, Raimunda Garcia, comentou que o curso buscou incentivar os professores a utilizarem as diversas mídias na melhoria da educação. “Nossos professores precisam estar aptos a utilizar os mais variados recursos de mídias que estão disponíveis nas escolas. O curso surgiu com este objetivo e trará resultados positivos à comunidade escolar”, comentou.
A iniciativa está sendo desenvolvida em 21 municípios do Amazonas, incluindo a capital. O curso completo é composto de cinco módulos, totalizando 160 horas, dividas em aulas presenciais e a distância. O programa está sendo desenvolvido em parceria com o NTE (Núcleo de Tecnologia Educacional).
Conforme cronograma da Seduc, o próximo módulo discutirá como tema principal: “O Audiovisual aplicado à Educação” e a formação inicia-se no dia 25 de agosto. A Seduc pretende concluir todos os módulos até o mês de dezembro e iniciar em 2009 a formação em outros 20 municípios do interior.