Escolas da rede estadual de Manaus recebem assistência de saúde mental, em projeto com alunos de psicologia da Ufam
Iniciativa realiza acompanhamentos psicológicos
O projeto "Plantão Psicológico", da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), está sendo desenvolvido em três escolas da Secretaria de Estado de Educação e Desporto. A iniciativa visa o acolhimento e acompanhamento psicológico de estudantes e professores da rede estadual. O projeto conta com apoio voluntário de estudantes de psicologia e tem trabalhado a importância dos cuidados com a saúde mental dentro e fora do ambiente escolar.
Coordenado pelo professor doutor Ewerton Helder Bentecs, do laboratório de psicologia fenomenológica existencial da Ufam, o projeto acolhe cerca de 50 alunos e professores da rede estadual semanalmente. O projeto envolve principalmente o emocional, como problemas familiares, bullying, transtornos mentais e agressividade.
O acompanhamento está sendo realizado nas Escolas Estaduais (E.E) Ana Neire Marques da Silva e E.E Ernesto Pinho, zona norte de Manaus, e E.E Vicente Telles, zona centro-sul. Quando necessário, a equipe encaminha os estudantes ou profissionais para um modelo de terapia mais específica.
O professor ressalta que a iniciativa é uma forma de trabalhar e ajudar os alunos e professores com a saúde mental, e que pretende expandir o projeto para outras escolas.
“É um projeto amplo e espero que consigamos dar continuidade em outras escolas, envolvendo mais alunos e docentes para que possamos ajudar mais pessoas. Temos que fazer algo, ajudar para que coisas piores não venham acontecer com essas crianças e adolescentes”
Posteriormente, a equipe pretende expandir o programa, realizando o processo de acompanhamento psicopedagógico também, principalmente com crianças e adolescentes que estão em processo de inclusão social e com problemas de aprendizagem.
Fotos: Eduardo Cavalcante