Amazonas é o melhor do Norte na Olimpíada Brasileira de Matemática
O Amazonas foi o grande destaque da região norte, dentre os estados que participaram da última Olimpíada Brasileira de Matemática. Na somatória final da competição, o estado conquistou um total de 29 medalhas, sendo duas de ouro, três de prata e 24 de bronze.
Na última quarta-feira (09), o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect) – além da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e Semed – premiou os alunos amazonenses que se destacaram na competição nacional.
Na solenidade de premiação, promovida no auditório Eulálio Chaves/Ufam, a Seduc premiou a estudante Francisca Lanai, aluna do Instituto Beriano de Coari com um micro-computador. A aluna foi o principal destaque da rede pública estadual, conquistando medalha de prata na Olimpíada Nacional.
O Colégio Militar da Polícia Militar/Seduc, que teve alunos destacados nacionalmente também foi premiado, recebendo um notebook com kit de projeção móvel (data show) e coleção de livros para a composição de uma biblioteca básica em Matemática. Ainda no âmbito da rede pública estadual, o município de Benjamin Constant foi premiado com um troféu, por ter se destacado na competição.
Além da premiação concedida pelo governo do Estado, os estudantes que se destacaram na Olimpíada foram premiados com um total de 29 bolsas de Iniciação Científica Jr/CNPq, 171 menções honrosas e quatro professores foram contemplados com um período de estágio no Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, no Rio de Janeiro.
Na cerimônia de premiação, a Secretária de Estado de Educação Adjunta da Capital, Ana Falcão e a Secretária Adjunta de Educação do Interior, Magaly Régis, enfatizaram que o excelente rendimento do Amazonas na Olimpíada – sendo o melhor estado da região Norte –, deu-se por conta do empenho conjunto dos estudantes, professores, gestores e também da rede pública estadual como um todo que tem incentivado a participação dos jovens em atividades que estimulam a aprendizagem e obtenção de novos conhecimentos.
Meio milhão de inscrições
Conforme dados dos organizadores, 459.950 estudantes de todos os municípios do Amazonas participaram da última Olimpíada Brasileira de Matemática. Para este ano, mais de meio milhão de jovens já estão inscritos.