‘Foco e leiam muito’, diz estudante medalhista na Olimpíada Amazonense de Química
O jovem foi um dos quatro alunos da rede estadual da capital a receber medalhas pelo bom desempenho na competição
"Tenham bastante foco e leiam muito", é assim que o estudante Lucas Gabriel, de 16 anos, da Escola Estadual de Tempo Integral (EETI) Petrônio Portella acredita que outros alunos possam obter destaques em competições escolares. O jovem recebeu a medalha de prata na modalidade A (9º ano e 1ª série) da Olimpíada Amazonense de Química, na etapa estadual.
“O que eu recomendo é que vocês não fiquem só parados no que estão aprendendo agora, é necessário estudar um pouco mais, por isso recomendo que leiam muito e foquem em diversas formas de estudos”, reiterou o estudante.
No Amazonas, 20 estudantes da rede estadual de ensino foram destaques na etapa estadual unificada da Olimpíada Amazonense de Química (OAMQ). Os estudantes foram divididos em três modalidades e receberam oito medalhas entre ouro, prata, bronze, além de 12 menções honrosas.
Rafael Paixão, que cursa a 2ª série do Ensino Médio, foi agraciado com medalha de bronze. Ele conta como é importante acreditar no seu potencial: “A minha preparação foram as aulas obtidas na escola e elas foram suficientes para que eu conseguisse um feito desses que, sem dúvidas, me pegou de surpresa, mas me deixou muito feliz”, pontuou o estudante.
Segundo a secretária de Estado de Educação e Desporto, Kuka Chaves, a disputa tem o apoio do governador Wilson Lima, que incentiva o esporte como forma de aprendizado e crescimento para nossos estudantes.
“Participar de olimpíadas é um estímulo a mais para a qualidade da educação amazonense, por isso parabenizo os nossos medalhistas, assim como nossos coordenadores e gestores pelo empenho e dedicação com os nossos alunos e ressalto ainda o apoio do Governo do Amazonas, que estimula atividades como estas que tem colocado o nosso estado em destaque”, enfatizou Kuka Chaves.
Orgulho - A gestora da unidade escolar, Sandra Tavares, destacou o orgulho de ter representantes da escola na competição. “Sem dúvida alguma, estamos muito orgulhosos, pois mesmo nesse momento de pandemia, os nossos alunos conseguiram ter êxito e destaque na Olimpíada Amazonense de Química. Nós sabemos os desafios durante esse período e por isso entendemos o quão importante é ter medalhistas da rede pública na disputa”.
Mais medalhas - Em Manaus, além dos alunos, os alunos Lucas Gabriel dos Anjos e Rafael Paixão, que conquistaram as medalhas de prata e bronze na modalidade A (9º ano e 1ª série) da Olimpíada, as alunas Raphaela Barros, da EE Waldocke Fricke de Lyra e Gabrielle Cristiny Silva Saif, da EETI Marcantonio Villaça II, também receberam as medalhas de prata e bronze na modalidade B (2ª série do Ensino Médio).
No interior, o município de Parintins (369 quilômetros distante da capital) foi o que mais se destacou na disputa. A estudante Larissa Paiva, da Escola Estadual Sen. João Bosco, conquistou a medalha de ouro. Já Ronan Campos de Oliveira Júnior, da EE Sen. João Bosco, ficou com a medalha de prata, o aluno Sofinias dos Santos Mikilis, da EE Sen. João Bosco, a medalha de bronze, assim como Eduardo Batista Guimarães Filho, da EE Sen. João Bosco.
Fotos: Eduardo Cavalcante/Seduc-AM