Propostas pedagógicas para 2022 são apresentadas para profissionais do interior do Estado
O encontro busca apresentar as propostas pedagógicas e curriculares do Ensino Fundamental e do Programa de Correção de Fluxo Escolar – Avançar
As 61 Coordenadorias Regionais de Educação, localizadas no interior do estado, receberam, nesta quinta-feira (20/01), por meio de transmissão ao vivo, o I Encontro Informativo das Escolas Estaduais. A atividade apresentou as propostas pedagógicas e curriculares do Ensino Fundamental e do Programa de Correção de Fluxo Escolar – Avançar, orientando os multiplicadores para o processo de socialização das informações para as equipes técnico-pedagógicas e professores da rede estadual de ensino do Amazonas.
O encontro foi voltado para gestores, pedagogos, assessores pedagógicos e apoio pedagógico. Ele foi transmitido a todo o Amazonas via Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam).
De acordo com a diretora do Departamento de Políticas e Programas Educacionais (Deppe), Adriana Antonaccio, a ideia é apresentar uma nova proposta curricular do Ensino Fundamental e do Programa de Correção de Fluxo Escolar – Avançar. A ação é uma orientação do governador Wilson Lima.
“Nosso intuito é alinhar os conteúdos dos estudantes do Ensino Fundamental com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em consonância com o Plano Nacional de Educação, o Plano Estadual de Educação e o Referencial Curricular Amazonense (RCA), ou seja, nós buscamos trazer o protagonismo a esse aluno do Ensino Fundamental para que ele seja um indivíduo mais capaz de tomada de decisões e que ele possa se desenvolver de forma integral e transversal”, explanou Antonaccio.
A coordenadora do Ensino Fundamental da Secretaria de Educação, Keylah Dolzanes, explica que este encontro é voltado para o diálogo com as equipes pedagógicas dos interiores do Amazonas. “Ontem, nós conversamos com a equipe escolar da capital e, hoje, é a vez do interior conhecer e debater sobre esta matriz pedagógica, que vai nortear o ano letivo em 2022 e vai servir como base para o planejamento do que deve ser aplicado na sala de aula”.
Para a coordenadora regional de educação de Novo Airão, município distante 196 quilômetros de Manaus, Neliany Castro de Menezes, o evento sanou dúvidas e pontuou situações importantes.
“Foi um encontro muito proveitoso, principalmente por pontuar algumas situações que tínhamos dúvidas de como procederíamos, pois como se trata de algo novo, é normal que surjam algumas incertezas. Outro ponto é a atenção voltada ao “Avançar”, pois é necessário que nós nos apropriemos do bojo do programa para que possamos explicar a toda comunidade escolar como é o processo dessa modalidade”, finaliza a coordenadora.
Foto: Eduardo Cavalcante / Seduc-AM