Matrículas para novos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) iniciam nesta segunda-feira (17/01)
Para realizar a matrícula na EJA, os alunos devem ter a idade mínima de 15 anos completos para 1º e 2º segmentos, e 18 anos completos para o 3º segmento.
A matrícula para os novos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) inicia na próxima segunda-feira (17/01). As inscrições são realizadas pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto, por meio do site matriculas.am.gov.br , ou presencial, na secretaria de qualquer escola da rede pública estadual.
Para realizar a matrícula na EJA, é requisito que o candidato tenha a idade mínima de 15 anos completos para 1º e 2º segmentos, e 18 anos completos para o 3º segmento. O 1º segmento corresponde aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) e o 2º segmento, aos Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano). O 3º segmento equivale ao Ensino Médio.
Os documentos necessários são:
-
Comprovante de conclusão de escolaridade anterior para a etapa pretendida;
-
Histórico escolar ou declaração de transferência com validade de 30 dias;
-
Certidão de nascimento (original e cópia);
-
Certidão de casamento (original e cópia);
-
CPF e RG (original e cópia) do responsável pelo aluno menor de idade;
-
Comprovante de residência (cópia do último mês que anteceder a matrícula);
-
Cartão de vacinação (cópia);
-
Duas fotos 3X4 recentes do aluno e documento de identificação com foto (original e cópia) do responsável pela matrícula.
Onde tem EJA - A modalidade de ensino da Educação de Jovens e Adultos está presente em quase todo o Amazonas, com exceção dos municípios de Anamã, Guajará, Ipixuna e Juruá. No total são 66 escolas na capital, Manaus, e 124 escolas espalhadas pelo interior do estado, totalizando 190 escolas ofertam a modalidade.
Em 2021, a EJA atendeu mais de 28 mil alunos, em todos os segmentos e em escolas da rede estadual da capital e do interior.
Nova EJA - A modalidade de ensino foi reformulada na estrutura e proposta pedagógica, respeitando aspectos socioculturais e econômicos da população. Com a reformulação busca garantir a celeridade de inserção no mercado de trabalho, aumentar a oferta por meio de matrículas semestrais e minimizar a evasão escolar, assegurando a conclusão de cada etapa e propiciando a continuidade dos estudos.
Para saber mais sobre a Nova EJA e sobre as novas propostas pedagógicas acesse: www.educacao.am.gov.br/novo-