Curso Mídias Aplicadas à Educação é desenvolvido em Manaus
Visando oferecer oportunidades de aprimoramento aos professores da educação básica na utilização de recursos tecnológicos associados ao processo de ensino, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) inicia hoje o curso “Mídias aplicadas à educação”. O curso tem a duração de seis meses e atenderá, nesta etapa, a 200 professores da rede estadual que atuam na capital.
A diretora do Centro de Formação Padre Anchieta da Seduc, professora Regina Marieta, explicou que a formação já é oferecida a 600 professores, em 20 municípios. “Nesta etapa direcionamos o curso a 200 professores da capital e ainda neste ano a mesma capacitação atenderá a outros 21 municípios. Em parceria com o Mec, a Seduc tem como meta capacitar um total de 5.600 professores até o ano de 2012”, frisou a diretora.
Ontem, em reunião com os professores da capital inscritos no curso, o secretário da Seduc, Gedeão Amorim, disse que o governo do Estado tem oferecido condições e estimulado as escolas a adotarem uma sistemática cada vez mais dinâmica no seu processo de ensino. “O curso surge com a perspectiva de capacitar os professores para a utilização de recursos audiovisuais, tornando as aulas cada vez mais atrativas e levando o aluno a se interessar pelos conteúdos lecionados”, apontou Gedeão.
Em Manaus, as atividades iniciam hoje e são subdividas nos módulos: “Projetos”, “Educação Digital”, “Educação audio-visual” e “Mídias integradas e avaliação”. A especialista em educação à distância da Ufam, professora Yone Dolsane é uma das formadoras e o curso é ministrado nas escolas estaduais Márcio Nery, Vicente Telles, Isaac Benayon, Ernesto Penafort, José Bernardino e Colégio Brasileiro.
Curso em 21 municípios
De acordo com os coordenadores do curso Mídias na Educação, em 2008, a Seduc estenderá a formação aos municípios de Alvarães, Beruri, Boa Vista do Ramos, Borba, Carauari, Codajás, Guajará, Fonte Boa, Iranduba, Rio Preto da Eva, Anamã, Anori, Boca do Acre, Envira, Ipixuna, Japurá, Jutaí, Nova Olinda do Norte, Novo Aripuanã e São Sebastião do Uatumã.