Audiência Pública discute a Educação no Amazonas
Na última quinta-feira (08 de maio), representantes de entidades públicas e particulares, ligadas ao setor de educação reuniram-se na Assembléia Legislativa para participar da audiência pública “A efetivação do direito à educação de qualidade”.
Na reunião, o titular da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Gedeão Amorim, destacou que um dos grandes diferenciais do processo de educação no Amazonas é que, no Estado, o ensino está universalizado e, diferentemente de outras regiões do país, mesmo as comunidades rurais estão tendo acesso ao ensino.
“No nordeste brasileiro, por exemplo, as localidades distantes das capitais não disponibilizam escolas de ensino básico a toda a população com idade escolar. Isso obriga a população a se deslocar aos grandes centros e faz com que os índices de analfabetismo sejam elevados. No Amazonas, ao contrário, nossa política de Governo permite que comunidades distantes e inclusive as populações indígenas tenham acesso à educação”, comentou o secretário Gedeão Amorim, durante a audiência.
O secretário comentou que ainda há muito que se avançar na educação no Estado e disse que um dos principais caminhos é o investimento na gestão de qualidade. “É o que estamos priorizando na Seduc, pois acreditamos que uma escola bem administrada gera bons resultados e atinge seus objetivos em um curto espaço de tempo. A grande maioria de nossos gestores escolares passou por um intensivo processo de formação – denominado Progestão – e estão atentos às principais demandas da comunidade escolar”, citou Gedeão.
A educadora Jussarah Limertz, representante da UniLassalle na audiência, apontou que uma estratégia eficaz para impulsionar a educação no Estado é a efetivação de parcerias interinstitucionais entre os órgãos educacionais e destes com entidades como Fieam, Senai, dentre outras.
A audiência pública foi proposta pela deputada estadual Therezinha Ruiz e dela fizeram parte representantes do Conselho Estadual de Educação, Martha Falcão, UniNilton Lins, La Salle , Seduc, Cefet, UniCel e Ulbra.