Aulas em laboratório tornam conteúdos mais atrativos e de fácil entendimento
Materiais tridimensionais tornam o aprendizado mais dinâmico.
Química é uma matéria que traz certa dificuldade para alguns alunos e utilizar materiais que tornem o aprendizado mais fácil foi a maneira que a professora Tânia Castro, da Escola Estadual Tiradentes, encontrou para tornar as aulas mais dinâmicas e chamar a atenção dos estudantes. No laboratório da unidade, os kits tridimensionais começaram a ser usados e o aproveitamento melhorou significativamente. Para o conteúdo de Química Orgânica, ministrado aos alunos da 3ª série do Ensino Médio, a docente utilizou o kit tridimensional e o jogo de dados composto pelo grupo funcional, tipo de ligação, quantidade de carbonos e cartilhas moleculares empregadas no cotidiano. “Eu quis trazer a Química para o cotidiano do aluno, para que ele saiba onde ele encontra a Química Orgânica, porque ela está em tudo que nos rodeia. Os alunos pedem para ir ao laboratório utilizar as moléculas, porque eles aprendem a montar e reconhecer as ligações químicas”, explica a professora. Com a montagem, os estudantes conseguem visualizar e construir moléculas orgânicas na forma tridimensional para mostrar, a partir do material tridimensional, as ligações entre seus átomos, as substâncias químicas, ligações covalentes, ligações derivadas, bem como as várias funções orgânicas existentes compostas por carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio. No jogo de dados, os alunos montam a molécula orgânica, mostrando o desenho e identificando as moléculas que poderiam ser encontradas no dia a dia. Para a estudante Anne Caroline de Souza, trabalhar a matéria na prática facilita a compreensão do assunto. “Com a ajuda do kit molecular ficou mais fácil e divertido o entendimento do assunto, além de estimular o interesse na matéria de Química’’, frisa.