Secretaria de Educação apresenta assessores de Gestão Educacional que atuarão junto às escolas da rede estadual
A Secretaria de Estado de Educação e Desporto realizou, nesta segunda-feira (30/08), a apresentação do Núcleo de Inteligência em Gestão (NIG) e dos assessores de Gestão Educacional convocados pelo Processo Seletivo Simplificado (PSS) da pasta, realizado em março deste ano. A cerimônia aconteceu no auditório do Centro de Formação Profissional Padre José Anchieta (Cepan) e teve transmissão via Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam) para todo o interior.
Ao todo foram selecionados 175 assessores de Gestão Educacional, que atuarão junto às escolas de Manaus e do interior auxiliando na identificação de causas e no estabelecimento de metas para a melhoria dos indicadores da rede estadual.
“Neste momento em que retornamos às aulas 100% presenciais, é imprescindível a presença desses assessores para que possamos não somente recuperar a aprendizagem dos nossos alunos, mas também prepará-los para o futuro”, afirmou a secretária de Educação, Kuka Chaves.
Capacitação - Na última semana, a Secretaria de Educação realizou nova etapa da capacitação voltada aos assessores de Gestão Educacional, de Manaus e do interior do estado. Durante a formação, eles aprenderam sobre o método de Gestão Educacional, o PDCA, que irão utilizar para melhorar os indicadores de suas escolas.
Para o assessor de Gestão Educacional e professor de Matemática, Newton de Melo Ramos, a capacitação foi de suma importância para o trabalho de gestão pedagógica. “Ela [a atividade] nos deu a oportunidade de conhecermos ferramentas de controle e de acompanhamento, que, antes, não eram utilizadas na secretaria. Tivemos essa chance de aprender tudo isso, que foge do cunho de sala de aula e é de extrema importância para a melhoria do ensino-aprendizado dos estudantes”, concluiu Newton.
Assessores de Gestão – Em março deste ano, a Secretaria de Educação lançou um Processo Seletivo Simplificado (PSS) interno que selecionou servidores da rede estadual para atuarem como assessores de Gestão Educacional da rede.
O objetivo é que, com os profissionais, a secretaria otimize o tempo de atendimento às demandas escolares, dê suporte à gestão escolar e, ainda, garanta um acompanhamento pedagógico utilizando ferramentas de gestão padronizadas, resultando na melhoria do processo de ensino-aprendizagem dos estudantes da rede estadual.
FOTO: Eduardo Cavalcante/Seduc-AM