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Em concurso, estudantes da rede estadual criam projetos para solucionar problemas sociais

Atividade foi promovida pela EETI Elisa Bessa 

A Escola Estadual de Tempo Integral (EETI) Elisa Bessa Freire, localizada na zona leste de Manaus, promoveu a primeira edição do concurso “Em prol do amanhã”. A atividade visa promover a ação crítica-reflexiva de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental quanto ao seu papel frente aos problemas sociais, políticos, econômicos e ambientais, de forma a contribuir com o Projeto de Vida dos estudantes e incentivar o exercício da criatividade e da inovação para o avanço da sociedade e das múltiplas ciências. Dividido em três fases, o concurso contou com 52 inscrições e buscou desenvolver nos alunos o potencial criativo por meio do trabalho em equipe e da formulação de propostas inovadoras, voltadas para solucionar determinados problemas sociais. O idealizador da atividade, professor Kiandro Neves, conta como foi o processo, desde a inscrição até o anúncio do estudante vencedor. “O edital ofereceu dez problemas sociais, políticos ou ambientais, como: fome no contexto nacional brasileiro, a AIDS em países subdesenvolvidos, aumento do nível do mar e a ameaça a cidades costeiras, extinção de espécies endêmicas, crise no abastecimento elétrico brasileiro e desmatamento na Amazônia, dentre outros. Desta forma, após receber os projetos, sob alguns critérios de avaliação, pudemos encaminhar os estudantes para a segunda fase e, consequentemente, para a final”, explicou. Premiação - Após a exposição das propostas e avaliação realizada pela gestora do CETI Elisa Bessa, Maria do Carmo, e demais professores, as alunas Cristiane Nunes Loureiro e Karimy da Silva Batista foram escolhidas como as grandes vencedoras do concurso com o projeto “Transformando a Energia”, que tem como objetivo solucionar a crise no abastecimento elétrico brasileiro, promovendo um meio ambiente melhor e contribuindo para um mundo mais sustentável. “Nossa proposta vai reutilizar as matérias orgânicas de origem vegetal ou animal para a produção de energia obtida através da decomposição de uma variedade de recursos renováveis, como plantas, madeira, resíduos agrícolas, restos de alimentos, excrementos e até o próprio lixo, para, enfim, gerar a energia. O sentimento de ganhar foi incrível, saber que os jurados gostaram da nossa proposta para um mundo melhor foi a melhor sensação, sem dúvidas. É uma felicidade sem tamanho, pois, depois de muito trabalho, conseguimos mostrar um lado melhor na produção de energia”, explica Cristiane. Programação - Durante o evento, os estudantes do 9º ano puderam acompanhar oficinas e palestras, como: “Projeto de Vida”, “Autoestima e autoconfiança com o corpo” e “Escolha Consciente”. As atividades foram realizadas em parceria com a Coordenadoria Distrital de Educação  5 (CDE 5), por meio da psicóloga Ana Valda. FOTO: Divulgação/Seduc-AM
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