Secretários adjuntos de Educação visitam coordenadorias para ajustar volta às atividades presenciais
As Coordenadorias Distritais de Educação (CDEs) começaram a receber visitas dos secretários adjuntos da Secretaria de Estado de Educação e Desporto para discutir e ajustar como será o retorno das atividades presenciais nas escolas da rede estadual, ainda sem data definida. Cada uma das sete CDEs vai reunir e debater suas particularidades, a fim de tornar o retorno às aulas seguro para toda a comunidade escolar.
Nesta sexta-feira (17/07), o Instituto de Educação do Amazonas (IEA) sediou a reunião da CDE 1, que abrange escolas dos bairros centrais. O responsável pela coordenadoria, Adson Cordeiro, diz que os encontros preparam os gestores e, consequentemente, a comunidade escolar para o retorno.
“Padronizar esses retornos, através de uma capacitação, ajuda na percepção de que o aluno, o professor e todos os atores de uma escola retornam diferentes de quando saíram. Pelos encontros, podemos observar os vários cenários que surgirão na nossa volta, seja ele parcial ou total. Gestores, coordenadores e assessores, neste momento, estão recebendo informações que, por vezes, escapam de nossas ideias. Quanto mais informações tivermos a respeito desse retorno, melhor estaremos preparados para o momento em que a escola voltará a ser espaço de socialização de todos”, frisa Cordeiro.
O papel da coordenadoria, neste momento, implica em se capacitar para dar suporte aos gestores e atuar na implantação do Plano de Retorno às Atividades Presenciais - que deverá ser validado em breve -, com assistência de assessores e adjuntos Pedagógicos.
O gestor do IEA, Fabiano Paz, acredita que os encontros oferecem as informações necessárias para a preparação do retorno. “O encontro formativo realizado pela Secretaria de Educação é de grande importância para o retorno às aulas presenciais, onde vai de encontro às medidas de segurança e higiene tomadas junto às escolas, onde nossa comunidade escolar e civil terá participação efetiva e confiança deste retorno gradual às atividades escolares”, avalia.
As visitas vão ocorrer em todas as CDEs, com orientação das medidas de segurança em saúde, planos pedagógicos direcionados ao retorno das atividades e discussões para dirimir dúvidas.
Foto: Eduardo Cavalcante