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Secretaria de Educação anuncia vencedores de disputa científica

A Secretaria de Estado de Educação e Desporto divulgou, na sexta-feira (6/12), o resultado final do 4º Circuito de Experimentos de Baixo Custo (Cebac) das escolas públicas da capital, em evento que teve transmissão ao vivo para o interior do Estado – por meio do Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam). A premiação ocorreu no auditório do Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Gilberto Mestrinho, na zona sul de Manaus. Promovido pela Secretaria desde 2016, o Cebac tem como objetivo incentivar o desenvolvimento de experimentos de baixo custo de Ciências da Natureza, utilizando materiais alternativos e despertando, assim, o interesse científico e a criatividade dos estudantes da rede pública do Amazonas. Em 2019, o circuito contou com mais de 230 projetos inscritos nas etapas distritais. De acordo com o coordenador do circuito, professor Mailson Rafael, o resultado desse ano demonstrou que os alunos estão, cada vez mais, evoluindo nos experimentos, com trabalhos mais aprimorados e os estudantes explicando a fundamentação científica com domínio.  

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  “Isso nos dá a certeza de que o letramento científico e o ensino de Ciências pode avançar muito e melhorar a qualidade da educação de nossas escolas. O Circuito de Experimentos é nossa vitrine para mostrar quão brilhante é o trabalho dos nossos professores de Ciências da Natureza das nossas escolas”, afirmou. Os estudantes Felipe Silva e Stéfany Santos, ambos de 18 anos, da Escola Estadual Jairo da Silva Rocha, apresentaram o experimento “Colorindo as flores” e afirmaram que aprenderam muito com o projeto. “Conseguimos perceber o quanto é importante cuidar do meio ambiente”, afirmou Felipe. Da Escola Estadual Antônio Lucena Bittencourt, o aluno Gabriel Bento da Silva, 18, apresentou o experimento “Helicóptero caseiro”, no qual buscou mostrar a importância da eletricidade no dia a dia. “Usando protótipos de helicóptero, eu mostrei, na prática, como funcionam os componentes elétricos”, disse Gabriel. Sobre o Cebac – Lançado em 2016, o Circuito incentiva o desenvolvimento de experimentos de baixo custo de Ciências da Natureza, utilizando materiais alternativos e despertando o interesse científico e a criatividade dos estudantes. A disputa estimula cada professor a apresentar experimentos aos estudantes, oriente e acompanhar a sua realização, tornando as aulas mais atraentes. Neste ano, o Circuito teve como tema “Experimentando Ciência”. Confira abaixo o resultado final do 4º Circuito de Experimentos de Baixo Custo (Cebac) Categoria 1 - Educação Inclusiva Primeiro lugar: EETI Maria do Céu Vaz D’Oliveira, “Medindo a energia dos alimentos” Segundo lugar: EETI Djalma Batista, “Holograma 3D caseiro” Terceiro lugar: Colégio Amazonense Dom Pedro II, “Cascata de fumaça”   Categoria 2 - 4º ao 5º ano Fundamental Primeiro lugar: Escola Estadual Bom Pastor, “A imagem invertida” Segundo lugar: Escola Estadual Isaac Benayon Sabbá, “Moedas equilibristas” Terceiro lugar: Escola Estadual Elira Pinheiro, “Extraindo ferro de cereais matinais”   Categoria 3 - 6º ao 7º ano Fundamental Primeiro lugar: Escola Estadual Maria de Lourdes R. Arruda, “Copo satélite” Segundo lugar: Escola Estadual Tiradentes, “Submarino de garrafa pet” Terceiro lugar: Ceti Garcitylzo do Lago e Silva, “Boia ou não boia? Propriedade da matéria, massa, volume e densidade”   Categoria 4 - 8º ao 9º ano Fundamental Primeiro lugar: Escola Estadual Ana Lúcia de Moraes, “Convecção térmica” Segundo lugar: Escola Estadual Leopoldo Péres, “Bioplástico de amido” Terceiro lugar Ceti Elisa Bessa Freire, “Pressão esmagadora”   Categoria 5 - Biologia do ensino médio Primeiro lugar: Escola Estadual Jairo da Silva Rocha, “Colorindo as flores”; Segundo lugar: EETI Senador Petrônio Portela, “Osmose em batatas”; Terceiro lugar: EETI Professora Lecita Fonseca Ramos, “Condução de água na planta”.   Categoria 6 - Física do ensino médio Primeiro lugar: Escola Estadual Benjamin Magalhães Brandão, “Aspirador de pó caseiro”; Segundo lugar: Escola Estadual Professor Sebastião Augusto Loureiro Filho, “Pêndulo fantasma”; Terceiro lugar: Escola Estadual Sólon de Lucena, “Demonstrando a existência de cargas elétricas a partir do processo de eletrização por atrito”.   Categoria 7 - Química do ensino médio Primeiro lugar: Colégio Amazonense Dom Pedro II, “Será que a Coca Cola?”; Segundo lugar: Escola Estadual Isaac Sverner, “Cadê a vitamina C do meu suco?”; Terceiro lugar: Escola Estadual Ernesto Pinho Filho, “Vela comestível”.   FOTOS: Divulgação
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