Festival de Música ‘Vozes da Várzea’ celebra as artes realizadas em Careiro
Evento está no quarto ano consecutivo e busca destacar talentos e potencializar a integração da sociedade-escola
Intitulado “Vozes da Várzea” a quarta edição do Festival de Música das escolas estaduais do município de Careiro da Várzea (124 quilômetros da capital), reuniu talentos para uma noite de celebração. O evento aconteceu no último sábado (14), na Escola Estadual Vital de Andrade Brandão, localizada na comunidade do Curari Grande, e teve como parceria com a Prefeitura Municipal de Careiro da Várzea.
Para a secretária executiva adjunta de Educação (Seduc-AM), Ana Maria Araújo, o evento foi de grande relevância para o público presente . “O Festival reuniu belas apresentações que emocionaram o público, tanto nos shows de música cristã quanto na secular. Um verdadeiro presente para todos nós que prestigiamos”, assinalou.
“O critério de avaliação é a interpretação, pois nossos estudantes cantam músicas conhecidas popularmente. Nas duas primeiras edições do evento, tinha apresentação somente de música secular. A partir de 2018 foi adicionada a música cristã”, explicou a assessora da Seduc-AM, Conceição Oliveira.
Repertório - Este ano, a tradição de músicas nacionais foi mantida, ressaltando o talento de cantores e compositores conhecidos até em âmbito internacional. Músicas como Dois Corações (Banda Melim); Perfeitinha (Enzo Rebelo); Espumas ao Vento (Fagner); Ouvi Dizer (Banda Melim); Força Estranha (Caetano Veloso); Quem de Nós Dois (Ana Carolina); Lilás (Djavan); Ressuscita-me (Aline Barros); Lugar Secreto (Gabriela Rocha), dentro outras, foram interpretadas no Festival.
Vencedores - Os ganhadores do IV Festival Vozes da Várzea foram:
Modalidade 1º ao 5º Ano: Música Cristã: Victória Yasmim Lima Migueis, a aluna da Escola Estadual Alberto Santos Migueis; Música Secular: Deborah Conceição dos Santos, estudante da Escola Estadual Tancredo de Almeida Neves.
Nos estilos Secular e Cristã na modalidade do 6º ao 9º Ano, os vencedores foram Jaison Pantoja Valter e Alexandre Ramos de Almeida, respectivamente. Na categoria Ensino Médio, Ana Nicolly Souza de Oliveira (música Cristã) e Camille Vitória Gomes da Silva (música Secular) foram as grandes campeãs. Todos os quatro alunos são da Escola Estadual Tibúrcio Alves Mogeiro, localizada no Distrito do Parauá.
Participação da comunidade – O Festival vem em um crescente a cada edição e um dos motivos é a parceria com a comunidade, como ressaltou Ana Maria. “O evento cultural é realizado pela Coordenadoria Regional de Educação e conta o apoio primordial dos corpos discente e docente e das famílias dos estudantes. Este foi um dos motivos do sucesso, somado aos talentos que assistimos”, afirmou.