Seduc divulga projetos criados por professores para serem desenvolvidos no Ambiente de Mídia em 2019
A Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc), por meio do Centro de Mídias do Estado do Amazonas (Cemeam), em parceria com o Departamento de Políticas e Programas Educacionais (Deppe), divulgou, nesta quarta-feira (06/02), o resultado da seleção dos projetos das escolas do Amazonas que serão desenvolvidos no âmbito do Ambiente de Mídias em 2019.
De acordo com a Gerente de Mídias e Conteúdos Digitais do Cemeam, professora Sabrina Araújo, foram recebidos mais de 440 projetos desde que foram divulgados os períodos de inscrição às coordenadorias e escolas da capital e interior, nos meses de dezembro de 2018 e janeiro deste ano.
“O Ambiente de Mídias visa expandir e intensificar o uso de novas tecnologias nas escolas públicas tanto da capital quanto do interior, por meio da implementação de projetos elaborados pelos professores da rede estadual, atuando de forma colaborativa com a equipe de gestão e demais integrantes do ambiente escolar”, explicou a gerente.
Uso pedagógico de plataformas - Além de primar pelo trabalho interdisciplinar, o diferencial do Projeto em 2019 é enfatizar o uso pedagógico de plataformas de aprendizagem em dispositivos móveis, como tablets, smartphones e outros. Segundo a coordenadora, os projetos são uma forma de dinamizar as aulas e potencializar as competências necessárias para um bom desempenho em avaliações.
“Os 90 projetos selecionados contemplam ideias que têm o potencial de tornar as aulas e os componentes curriculares mais atraentes para estudantes e professores, enfatizando atividades que demonstrem inovação e criatividade frente aos desafios do uso das novas tecnologias no ambiente escolar”, destacou Sabrina.
Projetos - Com o tema “O uso das mídias na escola”, o projeto desenvolvido pelo professor Francisco Fernandes Paiva, lotado na Escola Estadual Oswaldo Cruz, no município de Humaitá, tem foco em produções audiovisuais. “A proposta é aproximar o aluno da realidade trabalhada pelas diversas disciplinas por meio das produções de vídeos acessíveis na Internet. É aproximar a escola das diversas formas de mídias que fazem parte do cotidiano do aluno, como Facebook, Youtube e WhatsApp” afirma o professor.
Os projetos selecionados pelo Ambiente de Mídias são encaminhados à gerência de lotação, que avaliará a disponibilidade de recursos para desenvolverem as etapas do projeto ao longo do ano escolar.
Resultado - O resultado do processo foi divulgado via e-mail institucional a todas as escolas e coordenadorias que foram submetidos à seleção, mas também pode ser consultado através do link https://www.sabermais.am.gov.br/pagina/projetoambiente-de-midias-2019. A equipe da Gerência de Mídias e Conteúdos Digitais (Gemcd) do Centro de Mídias está à disposição para outras informações por meio do e-mail