Segurança nas escolas é discutida pela nova gestão da SEDUC/AM
Um levantamento, feito pela Secretaria de Estado de Educação (SEDUC/AM), identificou falhas na segurança das escolas estaduais de Manaus. O objetivo do levantamento é ajudar no plano de ações estratégicas para a área. O problema da segurança foi um dos mais relatados durante a primeira reunião do secretário Executivo Adjunto da Capital, professor Bibiano Filho, com os titulares das sete Coordenadorias Distritais de Educação, na última quinta-feira (03/01).
Para o secretário de estado de educação, Luiz Castro, encontrar soluções é uma das prioridades da nova gestão.
Além de ouvir os coordenadores em reunião, Bibiano Filho esteve na Escola Estadual Altair Severiano Nunes, localizada no bairro Parque 10, Zona Centro-Sul, que sofreu dois furtos entre os dias 25 de dezembro de 2018 e 1º de janeiro deste ano. Segundo Bibiano, a visita teve o objetivo de dar uma resposta imediata à comunidade escolar, especialmente aos alunos e pais para o problema que o Estado tem enfrentado há muitos anos: a violência e a falta de segurança nas escolas.
Segundo a professora Adriany Freitas, que atua na escola, a situação é complicada. “Nós queremos solucionar, porque quem sai no prejuízo são os alunos”, afirma.
“Nossa primeira medida é estar presente, participar do cotidiano, verificar junto aos profissionais da educação a problemática, caminhar junto para resolver o problema. Detectamos que é um fato recorrente e agora nos reuniremos com o secretário Luiz Castro e os demais adjuntos para montarmos uma estratégia de enfrentamento”, assinalou.
O secretário da capital ressaltou que há propostas e mecanismos para enfrentar a insegurança nas escolas e que serão postas em prática tão logo possível. “E nossa vinda é para trazer respostas objetivas e positivas. O problema da insegurança será combatida através da parceria dos poderes constituídos – Seduc e Segurança – mas principalmente com a comunidade”, finalizou.