Secretaria realiza terceiro encontro anual da educação escolar indígena no Amazonas
A 3ª Reunião Ordinária do Pleno do Conselho Estadual de Educação Escolar Indígena do Amazonas (CEEI-AM) teve início nesta segunda-feira (17/12). O encontro acontece dos dias 17 a 19 de dezembro e conta com a participação de todos os conselheiros estaduais indígenas do Amazonas. O evento conta com o apoio e organização da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC) e o secretário Educação, professor Gedeão Amorim, participou da abertura do evento e falou da importância da inserção das representações indígenas na instituição. A reunião conta com a presença dos 36 conselheiros estaduais de educação escolar indígena do Amazonas.
“Essa reunião tem um caráter muito especial, que é de encaminhar bem as demandas indígenas, porque elas precisam constituir um espaço de afirmação política com o novo governo do estado”, explica Gedeão.
Objetivo - A terceira reunião do CEEI-AM tem o objetivo de proporcionar formação para os conselheiros no âmbito das políticas públicas frente às realidades indígenas no Amazonas, no sentido da formação de professores.
Dando início à formação, o professor-doutor em Linguística, Gilvan Muller de Oliveira, foi o responsável por tratar de temáticas como: Perspectivas Técnico-Políticas, Pedagógicas, Antropológicas e Linguísticas, frente ao novo status normativo do CEEI-AM e a atuação dos conselheiros.
“As línguas indígenas são altamente ameaçadas. Nós vamos abordar sobre a situação das línguas indígenas, de que maneira o estado do Amazonas vai se envolver na agenda internacional e como é importante o conselho saber que existem povos indígenas em 97 países no mundo”, disse Gilvan, que ressaltou, ainda, existirem mais de 300 milhões de línguas indígenas que estão abertos para experiências de conselhos como esse.
Programação - A programação da reunião ordinária do pleno finaliza o primeiro dia às 18h, com uma transmissão pelo Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam) para os municípios do estado a fim de esclarecer sobre o trabalho desenvolvido pelo Conselho Estadual de Educação Escolar Indígena do Amazonas.
No segundo e no terceiro dia, 18 e 19 respectivamente, segue a formação, e com o relato do progresso das atividades durante o ano de 2018.
Para o presidente do CEEI-AM, Emilson de Lima, o momento é de otimismo porque foi uma conquista poder realizar a terceira reunião em um mesmo ano. “Essa reunião em especial é em caráter técnico. Especificamente para estudar as novas mudanças feitas no projeto Pirayawara, um programa do Governo do Estado voltado para formação de professores indígenas desde 1998”, destaca Emilson.
CEEI-AM - Foi instituído através do Decreto Governamental nº 18.749, de 06 de maio de 1998 como parte integrante da estrutura da SEDUC-AM e, institucionalizado, no primeiro Seminário de Educação Escolar Indígena no Estado, realizado em 1998. E nesse ano o conselho chegou aos seus 20 anos de criação.
“Nós tivemos a oportunidade de antes contribuir para a organização do conselho, da gerência de educação escolar indígena, como de preparação, formação de professores no nível superior e alguns em pós-graduação, construção de escolas no estado”, conclui o secretário Gedeão Amorim.