Em Manaus, embaixador da França no Brasil visita a Escola Estadual José Carlos Mestrinho e certifica estudantes pela participação em exame de proficiência em Língua Francesa
Treze estudantes do Ensino Fundamental da Escola Estadual José Carlos Mestrinho - unidade de ensino bilíngue em Língua Francesa da rede pública estadual do Amazonas - foram certificados, na manhã desta sexta-feira (30), pela participação no exame de proficiência de língua francesa, “Delf Prim”, na Escola Aliança Francesa nem Manaus.
A solenidade foi marcada pela presença do embaixador da França no Brasil, Michel Miraillet e sua comitiva; do secretário de Educação do Amazonas, Gedeão Amorim; e do comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas, Mauro Marcelo Lima Freire.
Administrada pelo Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas, a escola José Carlos Mestrinho é uma unidade de ensino da rede pública estadual do Amazonas que conta com o projeto bilíngue na Língua Francesa. O projeto se estende ainda a outras unidades, como a Escola Estadual de Tempo Integral Bilíngue Djalma da Cunha Batista, que oferece ensino em Língua Japonesa; Ceti Gilberto Mestrinho, que disponibiliza ensino em Língua Inglesa; e o Ceti Áurea Pinheiro Braga, que tem como foco o ensino da Língua Espanhola.
Durante a certificação dos estudantes, o embaixador da França no Brasil, Michel Miraillet, elogiou o modelo de ensino bilíngue adotado pela escola.
“Desde que assumi minha missão no Brasil, ouvi muito sobre esta escola com um modelo neste país para a educação bilíngue. Agora, vão fazer dois anos que estes jovens têm acesso à Língua Francesa. É uma escola muito importante para nós, porque é um símbolo. Um símbolo de que é possível ensinar um dos idiomas mais bonitos e ricos do mundo a crianças que vêm de bairros com dificuldades. Um símbolo também porque junta o meio educativo e o meio militar”, afirmou Miraillet.
O secretário de Educação do Amazonas, Gedeão Amorim, afirmou que o projeto bilíngue na escola José Carlos Mestrinho tem sido uma iniciativa exitosa.
“Quero destacar a importância do dia de hoje, em que estamos recebendo o embaixador da França no Brasil, com seu corpo de dirigentes, inclusive, o consulado de Manaus, para prestigiar a nossa escola bilíngue português-francês, que é dirigida pelo Corpo de Bombeiros. Tem sido uma experiência exitosa, crescente e entusiasmante. Nós temos outras iniciativas, como a Polícia Militar, Aeronáutica, Marinha e nós esperamos que em cada uma dessas relações interinstitucionais, possamos estar melhorando cada vez mais a educação da nossa juventude. Essas iniciativas do Amazonas estão servindo de referência para o Brasil”, destacou.
Certificação
A estudante do 5º ano do Ensino Fundamental da escola, Agnes Adriane Lobo da Silva, de 10 anos, foi uma das alunas certificadas durante a cerimônia. Contente com o resultado, ela afirma que a experiência foi muito positiva. “Achei que o curso foi muito bom. Minha mãe me incentivou a estudar mais. Fico muito feliz e meus pais também”, contou.
Orgulhosa com o desempenho da filha, a mãe da jovem, Ana Amélia de Souza Lobo da Silva, ressaltou a sua satisfação com o ensino que a filha está tendo acesso na unidade de ensino.
“É um orgulho muito grande. A gente espera que ela melhore cada vez mais. Com a presença dos Bombeiros aqui, engrandeceu muito a escola, principalmente sendo bilíngue, melhorou cada vez mais. Essa é a expectativa que temos para os nossos filhos”, afirmou.
Fotos: Eduardo Cavalcante/SEDUC