Professores de Língua Portuguesa do Ensino Médio do interior recebem orientação sobre projeto de leituras
Na manhã desta terça-feira (27/11), a Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino, SEDUC-AM, por meio do Departamento de Políticas e Programas e Educacionais (Deppe) realizou uma transmissão via Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam), do projeto Rede de Letras, direcionado aos professores de íngua Portuguesa do Ensino Médio nas escolas do interior do Amazonas.
A transmissão alcançou 52 municípios do Estado, e seus multiplicadores, para receber a orientação do Projeto Rede de Letras que tem a finalidade de fortalecer a política de incentivo à leitura no Estado do Amazonas, ampliando o repertório de obras literárias e não-literárias nas escolas de Ensino Médio, assim como a utilização de novas metodologias no ensino da leitura.
Projeto - O projeto tem como tema “Leitura em Ação na Escola”, desenvolvido pela SEDUC, voltado para o atendimento de estudantes do Ensino Médio da rede estadual. A coordenadora do projeto, professora Ana Pinho, a técnica da Gerência do Ensino Médio e coordenadora do projeto para o ano de 2019, professora Karol Benfica, foram as responsáveis de realizar a orientação, do bate-papo e a interação com os professores.
“Hoje foi um diálogo feito com os multiplicadores, para que conheçam a proposta da secretaria para trabalhar com a leitura. Além dos exercícios das habilidades e competências leitoras voltadas para avaliações externas como SAEB, como o exame Nacional”, destacou Pinho.
Propostas - São 100 obras literárias e não-literárias. É uma das propostas prevista no projeto, como também variadas práticas metodológicas e de 2018 para 2019 ter um ensino por meio de sequências didáticas.
O projeto Rede de Letras vai ser implantado no interior no próximo ano, com a metodologia desenvolvida pela SEDUC. Foi um dos focos para este primeiro momento de conversa da coordenação com os professores de Língua Portuguesa, especificamente do Ensino Médio.
“Nós destacamos alguns pontos importantes desenvolvidos na capital e compartilhamos com os professores e esperamos que sejam nossos multiplicadores, pois queremos aprofundar ainda mais os trabalhos que vêm sendo desenvolvidos por eles também”, explica Karol.
FOTOS: SALOMÃO JÚNIOR/SEDUC