Estudantes da rede pública estadual do Amazonas participam da 1ª Feira Polo Digital, em Manaus
Estudantes do Ensino Médio das escolas estaduais Octávio Mourão e Sebastiana Braga, participaram, nesta semana, da Feira Polo Digital Manaus, que acontece no Studio 5 Centro de Convenções, na Zona Sul de Manaus e encerra nesta quinta-feira (29/11).
A participação dos alunos no evento é parte das atividades do MedioTec, uma ação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que disponibiliza cursos profissionalizantes a estudantes da rede pública estadual na capital e no interior do Amazonas.
Durante o evento, os alunos, que são do curso técnico em Administração, tiveram a oportunidade de assistir a palestra “É possível”, ministrada pelo astronauta e futuro ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes.
De acordo com o coordenador do MedioTec na Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC), professor Allyson Lopes, a atividade é muito importante e contribui para a formação dos estudantes.
“A importância de trazer os alunos da sala de aula para esse ambiente, com certeza é de agregar conhecimento. Eles saem de um ambiente e vem para outro em que eles podem ver palestras, ver pessoas com discursos motivadores, levando-os a pensar no futuro, a serem protagonistas e buscar, realmente, o sucesso através do estudo”, afirmou.
Conhecimento - O estudante do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Octávio Mourão, Yves Dahicon Lyra Marques, de 18 anos, participou da feira tecnológica.
“Ao participar do evento, pude abrir minha visão sobre Astronomia, Física, Tecnologia, porque é uma feira muito importante para a nossa cidade. É a primeira que está tendo, espero que tenha mais, inclusive com o Marcos Pontes, que vai ser o futuro ministro da Ciência e Tecnologia e vai ser alguém muito importante para o nosso governo”, disse.
Quem também participou do evento foi o estudante do Ensino Médio da Escola Estadual Sebastiana Braga, Melvin Castelo de Azevedo. A oportunidade de participar da atividade, segundo ele, foi muito positiva.
“A importância de participar desse evento foi a questão de adquirir mais conhecimento e ter um maior entendimento sobre a tecnologia, o desenvolvimento e a sustentabilidade na biodiversidade. Foi muito interessante”, enfatizou o jovem.