Na Zona Leste de Manaus, atividades lúdicas e esportivas marcam 8ª edição dos Jogos Psicomotores nas escolas da rede pública estadual
Como em um verdadeiro espetáculo circense, euforia e diversão tomaram conta de mais de 500 estudantes das escolas da rede pública estadual na manhã desta quarta-feira (14), durante a abertura da 8ª edição dos Jogos Psicomotores promovido pela Coordenadoria Distrital de Educação 5, unidade administrativa da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino do Amazonas (SEDUC/AM) responsável pelas escolas da Zona Leste de Manaus.
A abertura do evento, que tem com tema “Um picadeiro de emoções”, foi realizada na quadra poliesportiva do Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Elisa Bessa Freire, no bairro Jorge Teixeira e reuniu alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental de nove escolas da Zona Leste da cidade.
A programação segue até o dia 27 de novembro e contará com competições de xadrez, tênis de mesa, futsal, queimada e jogos eletrônicos.
O evento, de acordo com o coordenador de Educação Física do Distrito de Educação 5, Jorge Lelis, é promover socialização e integração entre os estudantes.
“O objetivo é fazer com que as nossas crianças possam participar, tendo uma atividade planejada, coordenada, para que elas possam se divertir, ganhar amadurecimento, competir com estudantes de outras escolas. Elas vão ter uma arbitragem direcionada didaticamente para que a competição possa ter o seu objetivo, que é fazer com que a criança tenha várias atividades em uma mesma ação”, explicou Lelis.
A solenidade de abertura do evento, nesta quarta-feira, foi marcada pelo acendimento da pira olímpica pelos estudantes Gustavo Manoel Carvalho, que é campeão amazonense de Badminton e vice-campeão brasileiro de dupla masculina; e Gustavo Maquiné Costa, campeão amazonense e brasileiro de jiu-jitsu.
Nesta edição dos Jogos Psicomotores, participarão das atividades estudantes das Escolas Estaduais Aristóteles Comte de Alencar, Bernadete do Socorro Trindade da Rocha, Demóstenes Belduque Travessa, Ernane Nascimento Simão, Manuel Antônio de Souza, Myrthes Marques Trigueiro, Rilton Leal Filho, Áurea Pinheiro Braga (CMPM IV), além do Ceti Cínthia Régia Gomes do Livramento.
Socialização
A estudante do 5º ano da escola Myrthes Marques Trigueiro, Lauriane Lobo Cruz, de 11 anos, está participando dos jogos. Segundo ela, além do lazer, a ação é uma oportunidade paraconviver com outros estudantes.
“Participo de todos os jogos e gosto muito, porque posso me divertir e conhecer vários amigos também. Rivais só nos jogos. Somos todos amigos”, disse.
[ngg_images source="galleries" container_ids="100" override_thumbnail_settings="0" thumbnail_width="240" thumbnail_height="160" thumbnail_crop="1" images_per_page="20" number_of_columns="0" ajax_pagination="0" show_all_in_lightbox="0" use_imagebrowser_effect="0" show_slideshow_link="0" slideshow_link_text="[Show slideshow]" order_by="sortorder" order_direction="ASC" returns="included" maximum_entity_count="500" display_type="photocrati-nextgen_basic_thumbnails"]