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Metodologias ativas aplicadas à disciplina de Matemática é tema de curso de formação para professores da rede pública estadual do Amazonas

Professores de Matemática das escolas estaduais de Manaus iniciaram nesta quarta-feira (8), o curso de formação continuada “O ensino da Matemática na perspectiva das metodologias ativas”, promovido pela Gerência de Formação da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino do Amazonas (SEDUC/AM). A abertura do curso aconteceu no auditório do Centro de Formação Profissional Padre José de Anchieta, localizado no bairro Japiim 2, na Zona Sul de Manaus. O curso é um projeto-piloto e contará, inicialmente, com a participação de 70 professores da disciplina de Matemática que atuam na capital amazonense. O curso de formação terá duração de dois meses e será marcado por encontros presenciais, mas a maior parte das atividades será desenvolvida na modalidade à distância, por meio da plataforma Google Education. A abertura do curso nesta quarta-feira foi marcada pela mesa redonda “Metodologias ativas x Educação Matemática”, mediada pelo professor mestre em Tecnologias Emergentes na Educação da universidade americana Must (Mirs University for Science and Technology), Carlos Alberto Jennings; pelo professor doutor em Matemática da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Francisco Feitosa; além do professor mestre em ensino de ciências também pela Ufam, José Alcântara. A professora formadora da Gerência de Formação da SEDUC e coordenadora do curso, Rosilei Moreira, explicou que a proposta do curso é trabalhar com os educadores diferentes tipos de metodologias ativas aplicadas ao ensino da Matemática. “Trabalho com metodologias ativas na área de Matemática, então pensei em passar isso para os professores, para que eles pudessem ter a oportunidade de conhecer, de trabalhar, de estudar e pesquisar mais a respeito das metodologias ativas. Ao longo do curso, a gente vai falar de seis ou sete metodologias ativas, como sala invertida, ferramentas tecnológicas, modelagem matemática, lúdico e história da matemática. Vamos verificar quais que os nossos professores já estão utilizando, dando a eles sugestões para que eles possam trabalhar”, afirmou. Moreira explicou ainda que o princípio da metodologia ativa é fazer do aluno protagonista no processo de aprendizagem. “Metodologia ativa é colocar o aluno como protagonista da sua aprendizagem, para que não seja uma responsabilidade do professor e sim dele. Fazer de forma que chame a atenção, que ele queira participar, que ele queira aprender, que seja prazeroso aprender e não uma obrigação. A Matemática sempre é a disciplina que os alunos têm mais medo e dessa maneira, utilizando essas metodologias, a gente quebra um pouco esse paradigma”, explicou a coordenadora, destacando que dependo do sucesso do trabalho, há a intenção de estender o curso também para os professores que atuam nas escolas estaduais do interior do Amazonas. Protagonismo na aprendizagem O professor de Matemática do ensino médio da escola estadual Sólon de Lucena, Arthur Silva Lopes, está participando do curso. Para ele, a formação é essencial para que os educadores passem a utilizar as novas metodologias em sala de aula, incentivando o interesse do estudante na busca do conhecimento. “A gente está lidando com um público agora de alunos que são mais adeptos ao uso de tecnologias e aquele modelo antigo de sala de aula, onde você simplesmente ‘joga’ o conhecimento para o aluno receber, não é tão bem-vindo mais por eles, até porque muitas coisas do que falamos, eles já têm um conhecimento, pelo fato de a informação chegar até eles. A metodologia ativa vai fazer com que o aluno seja protagonista da ação, fazer com que o aluno vá atrás do conhecimento e o professor é como se fosse um mediador, ajudando o aluno a chegar no conhecimento que ele precisa em qualquer disciplina”, contou.
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