Image

ACESSIBILIDADE

ACESSIBILIDADE

ACESSIBILIDADE

Image
Image

Estudantes amazonenses conquistam medalhas de prata e bronze na Olimpíada Internacional de Matemática da Ásia

Os estudantes amazonenses das escolas estaduais Waldocke Fricke de Lyra (CMPM III), Marcantônio Vilaça II (CMPM II) e Lecita Ramos da Fonseca conquistaram sete medalhas de bronze e uma de prata durante a participação na Olimpíada Internacional de Matemática da Ásia (AIMO), que aconteceu no último fim de semana, em Bangkok, na Tailândia. Uma comissão formada por quinze estudantes, além de professores da rede pública estadual do Amazonas, embarcou no dia 1º agosto para Bangkok, capital da Tailândia. Eles foram medalhistas da etapa nacional da Olimpíada Internacional de Matemática Sem Fronteiras (OIMSF) e conquistaram a oportunidade de participar da Olimpíada Internacional de Matemática da Ásia. A participação na olimpíada rendeu aos estudantes da escola Marcantônio Vilaça II uma medalha de prata e duas de bronze; duas medalhas de bronze aos alunos da escola Waldocke Fricke de Lyra; e três medalhas também de bronze aos estudantes da escola Lecita Ramos da Fonseca. Conquista A jovem Inara Amaral Teixeira é aluna da 3ª série do Ensino Médio da escola Lecita Ramos da Fonseca e conquistou medalha de bronze na competição. Satisfeita com o resultado, Inara disse que participar da olimpíada foi uma importante experiência. “Foi muito prazeroso participar dessa olimpíada e ter a chance de conhecer uma nova cultura e ter conquistado a medalha de bronze com meus colegas a nível internacional. Agradeço muito a todas as pessoas que me apoiaram. Foi incrível. Foi uma experiência única e que pode servir de incentivo para todos os amadores da matemática”, afirmou a estudante. José Marcos Cabrera Neto, que é aluno da 3ª série do Ensino Médio da escola Lecita Ramos, participou da competição e também volta para o Amazonas com uma medalha de bronze. “Quero agradecer a todos os envolvidos que estiveram todo o tempo nos ajudando para que desse certo, principalmente a nossa professora de Matemática, que foi uma das pessoas que mais nos ajudou. Uma grande parte dessa conquista foi graças a ela. Foi muito boa essa viagem porque pudemos aprender sobre uma nova cultura e descobrir várias coisas novas, que nunca tínhamos visto antes. Por isso que a Matemática é uma matéria muito boa e ela pode te proporcionar experiências muito incríveis”, disse, destacando ainda o apoio que recebeu dos pais e da Secretaria de Educação. Dedicação O estudante finalista do Ensino Médio da escola Marcantônio Vilaça II, Ramon Kelvin Cabral Bezerra, de 16 anos, foi medalhista de prata na competição. “O caminho até lá foi muito difícil. Foi muito estudo, muito esforço, principalmente por conta de amigos, professores, familiares. Um dos nossos professores de Matemática do colégio, professor Moraes, sempre fazia aulas de reforço, meus amigos sempre me incentivavam a fazer mais e mais questões para treinar e no final tudo isso acabou valendo a pena, porque no dia da prova, mesmo sendo uma prova muito complicada, com pouco tempo pra fazer, consegui dar o meu melhor e no final acabei conseguindo essa medalha de prata e foi uma grande emoção”, contou o jovem. Competição - A delegação brasileira que participou da Olimpíada contou com aproximadamente 250 estudantes de escolas públicas e privadas de todo o país. Eles concorreram, individualmente, em avaliações redigidas em Língua Inglesa.   [ngg_images source="galleries" container_ids="87" override_thumbnail_settings="0" thumbnail_width="240" thumbnail_height="160" thumbnail_crop="1" images_per_page="20" number_of_columns="0" ajax_pagination="0" show_all_in_lightbox="0" use_imagebrowser_effect="0" show_slideshow_link="0" slideshow_link_text="[Show slideshow]" order_by="sortorder" order_direction="ASC" returns="included" maximum_entity_count="500" display_type="photocrati-nextgen_basic_thumbnails"]      
captura-de-tela-2022-02-09-as-01.26.171.png
Image
Image
Image
Back To Top
ChatboxWidget