Representantes da educação do Amazonas se reúnem para o lançamento da versão preliminar do Documento Curricular da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Amazonas alinhado à BNCC
Articuladores da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), representantes das Coordenadorias Distritais de Educação, gestores escolares, prefeitos e secretários municipais de educação se reuniram nesta quinta-feira (2), para o lançamento da versão preliminar do Documento Curricular da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Amazonas alinhado à BNCC.
O documento curricular foi elaborado por meio do Programa de Apoio à Implementação da Base Nacional Comum Curricular (ProBNCC), instituído pelo Ministério da Educação (MEC), com o objetivo de apoiar os estados no processo de revisão ou elaboração e implementação de seus currículos alindados à BNCC.
A solenidade de lançamento do documento aconteceu no auditório do Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas (Ciesa), localizado no bairro Flores, Zona Centro-sul de Manaus, e contou com a presença do secretário Executivo da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino do Amazonas (SEDUC/AM), Marcelo Campbell, que na ocasião representou o titular da pasta, professor Lourenço Braga; do presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação do Amazonas (Undime), Edelson Penaforth; da presidente substituta do Conselho Estadual de Educação do Amazonas, Rosimar Sine; da secretária municipal de educação de Manaus, Kátia Schweickardt; além de demais representantes da SEDUC. O evento foi transmitido ao vivo pelo Centro de Mídias de Educação da SEDUC para todo o interior do Amazonas.
Paralelamente ao lançamento do documento, nesta quinta-feira (2), também acontece o Dia D de discussão da Base Nacional Comum Curricular nas escolas de Ensino Médio de todo o Estado.
Durante a solenidade, o secretário Executivo da SEDUC no Amazonas, Marcelo Campbell, ressaltou a importância do documento, que após ajustes, começará a ser implantado no próximo ano.
“Praticamente finalizando o Ensino Fundamental e o Ensino Infantil com o nosso currículo preliminar que ainda vai para alguns ajustes, depois vai ser implementado no MEC para já, em novembro, começarmos a trabalhar para ser implantado em 2019. Também hoje é um dia importante. É o Brasil inteiro no Dia D da Base no Ensino Médio, fazendo a mesma discussão que nós fizemos no início do ano no ensino Infantil e Fundamental e construindo realmente um currículo regionalizado que seja mais próximo da realidade dos nossos alunos”, afirmou Campbell.
O coordenador estadual de currículo da BNCC do Amazonas pelo Consed, professor Antônio Menezes da Costa, também reforçou a relevância da apresentação da versão preliminar do documento à sociedade.
“Depois de todos os trabalhos iniciados no mês de março, envolvendo educadores de todos os municípios através dos articuladores e a adesão de todos os prefeitos ao processo de construção do currículo, hoje, nós vamos apresentar à sociedade amazonense o documento preliminar do currículo da educação infantil e do ensino fundamental alinhado à BNCC. É um evento muito importante. Não é o documento final ainda. Esse documento vai passar por outras consultas públicas esperando a contribuição não só dos educadores de todas as redes, mas também da sociedade de maneira geral”, disse Menezes.
Durante a solenidade, ao entregar, juntamente com os secretários municipais de educação presentes, a versão simbólica do documento ao secretário Executivo de Educação do Amazonas, o presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação do Amazonas (Undime), Edelson Penaforth, também destacou que o documento é a união de forças para melhorar a qualidade da educação no Estado.
“Chegamos aqui na etapa estadual, onde estamos lançando uma versão preliminar do currículo amazonense, que faz parte da BNCC. A maior dificuldade vai ser implementar isso nas escolas, sejam da rede estadual ou municipal. É um currículo amazonense. Isso que é importante, onde não há uma separação de redes. Se nós queremos a mudança, a qualidade do ensino no nosso Estado, nós temos que dar as mãos e esse documento tem essa importância, porque unifica, une forças para que nós possamos ter mais proveito na nossa luta na qualidade da educação do Estado do Amazonas”, ressaltou.
Dia D – Conforme Menezes, diferente do que acontece na educação infantil e no ensino fundamental, o currículo do Ensino Médio ainda não iniciou a sua fase de construção.
“O que está acontecendo aqui hoje é o lançamento de um documento já em construção. O currículo do médio não iniciou o processo de construção, porque a base do médio não foi homologada. O que está acontecendo aqui é o lançamento de uma prévia desse currículo da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, em que todos os municípios estão contribuindo para isso, para que todos possam apreciar e nos momentos de audiência que virão possam dar as suas contribuições também”, afirmou.