Projetos serão desenvolvidos em escolas estaduais da capital e do interior
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) divulgou a relação dos projetos das escolas da rede pública estadual, selecionados para o Programa Ciência na Escola (PCE). Mais de 400 projetos das escolas administradas pela Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino do Amazonas (SEDUC/AM) foram selecionados para o programa.
A relação completa dos projetos selecionados está disponível link: http://www.educacao.am.gov.br/wp-content/uploads/2018/07/Edital-PPGGEOG.pdf.
Desenvolvido em parceria com a SEDUC, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a Secretaria de Estado de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Seplancti), o programa tem objetivo de apoiar a participação de professores e estudantes do 5º ao 9º ano do ensino fundamental e médio em projetos de pesquisa a serem desenvolvidos em escolas públicas estaduais sediadas no Amazonas e municipais de Manaus.
De acordo com o edital de seleção do processo seletivo, cada proposta poderá contemplar uma bolsa para Professor Ciência na Escola, no valor de R$ 461,00 pelo período de seis meses, e até cinco bolsas de Iniciação Científica Tecnológica Júnior, no valor de R$ 120,00 pelo período de 5 meses.
Para a coordenadora do PCE na SEDUC, Simara Abrantes, o PCE tem sido muito importante para a formação dos estudantes da rede estadual. “Principalmente pelo fato de incentivar o interesse pela pesquisa científica”, explicou a coordenadora, acrescentando que em todos os anos, a participação das escolas estaduais no programa tem sido bastante expressiva.
Projetos - Neste ano, o programa ampliou o número de projetos selecionados, que passou de 420 para 540 projetos. Desse total, 200 serão desenvolvidos na capital e 340 no interior do estado.
Conforme edital, o início dos projetos está previsto para o mês de julho.