"O aluno motivado, animado, certamente vai aprender com muito mais facilidade"
Encontrar uma motivação para garantir o aprendizado dos estudantes foi o que inspirou a criação do projeto “A sociointeração em Língua Inglesa: o desenvolvimento de competência comunicativa no Ensino Fundamental”, que vem sendo desenvolvido no Instituto de Educação do Amazonas (IEA), localizado no Centro de Manaus.
Iniciativa do professor Ademir Pinto Ribeiro, o projeto é direcionado aos estudantes do 9º ano do ensino fundamental da escola e tem o objetivo de tornar mais fácil o aprendizado da língua estrangeira.
“A ideia surgiu porque eu percebi, ao longo dos anos que eu ensino inglês, da necessidade de dar fluência aos alunos, em pelo menos alguns aspectos da língua. Sempre tinha essa questão e a gente não conseguia resolver. Diante dessa necessidade é que desenvolvi o projeto. E o objetivo é que os alunos criem a habilidade comunicativa e pelo menos alguns aspectos, por exemplo, no ambiente de restaurante, de aeroporto, enfim. A gente trabalha todas essas questões de vocabulário, todas as estruturas gramaticais dentro desse contexto. Cada bimestre tem um tema”, explicou o professor.
Segundo Ribeiro, a metodologia do projeto é bastante dinâmica, o que torna mais interessantes os conteúdos aos olhos dos estudantes.
“Todo bimestre é trabalhado um tema e diante desse tema, a gente trabalha tudo que é possível de vocabulário, a maior quantidade possível de vocabulário, estruturais gramaticais relacionado a isso, leituras variadas, vários vídeos e no final, os alunos têm que enviar um vídeo, eles vão simular, por exemplo, do segundo bimestre, é no aeroporto, então eles vão simular algum momento da compra de passagem, embarcando no avião. Eles vão fazer como se fosse um teatro, vão gravar e vão mandar pra um aplicativo que eu descobri que as universidades americanas utilizam e que vem bem a calhar nesse projeto”, disse.
Com o projeto, Ribeiro acredita que os alunos estão mais dispostos a praticar a língua. “Os alunos estão mais entusiasmados, mais animados com as ideias de se estudar não só vocabulário variado, mas voltado para um determinado tema, então isso facilita bastante pra eles e eles estão muito animados”, afirmou o professor.
A iniciativa, de acordo com Ribeiro, tem tido uma aceitação positiva, o que, para ele, o torna diferente como professor.
“Os alunos estão muito motivados. É comum, por exemplo, alguns alunos, de vez em quando, falarem pra mim – professor, a gente nunca teve um professor de Inglês como o senhor, a gente está fazendo coisas diferenciadas, é bacana. Tem os desafios, claro, mas eu percebo assim que eu tive uma receptividade muito maior do que antes, desempenhando atividades mais comuns, que todos os professores fazem. Através desse projeto, eu percebo que há um engajamento um pouco maior. Os alunos estão mais motivados a aprender e acredito que eles também estão aprendendo de forma mais fácil. Nem tudo são flores, mas de um modo geral, está muito melhor agora e isso vai favorecer o aprendizado deles. O aluno motivado, animado, certamente vai aprender com muito mais facilidade”, destacou Ribeiro.