Governo do Amazonas inaugura primeiro Centro de Educação de Tempo Integral no município de Urucará
O Governo do Amazonas por meio da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC) inaugurará, na próxima sexta-feira (29), o Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Pedro Geraldo Raimundo Falabella, no município de Urucará (a 281 quilômetros de Manaus). A obra foi financiada com recursos do Programa de Aceleração do Desenvolvimento Educacional do Amazonas (Padeam).
A cerimônia de inauguração será contará com a presença do governador do Estado, Amazonino Mendes; do secretário de Estado de Educação e Qualidade do Ensino, Lourenço Braga; além de demais autoridades, estudantes, servidores e comunitários.
Orçado em R$ 15 milhões, o Ceti Pedro Geraldo Raimundo Falabella é o primeiro a ser construído no município e possui capacidade para atender a mais de 900 estudantes do ensino médio, na modalidade de tempo integral.
Equipado com 24 salas de aulas climatizadas, o Ceti de Urucará possui ainda laboratórios de informática e ciências, biblioteca, piscina, campo de futebol, quadra poliesportiva, sala de artes, sala de dança, TV escola, refeitório, além de demais ambientes administrativos.
Patrono - Pedro Geraldo Raimundo Falabella nasceu em Urucará, no dia 22 de janeiro de 1942. Filho de José Falabella e Rosa Fabiano Falabella, imigrantes italianos que estabeleceram raízes em Urucará, desde os seus primeiros anos de vida, demonstrava que era uma criança de inteligência acima da média.
Concluído os cursos do colégio Dom Bosco Pedro Falabella ingressou na firma E. V. de Oliveira onde teve a oportunidade de ser mandado para fora do Estado para que se especializasse na operação e manutenção de maquinas de contabilidade mecanizada, implementando essas máquinas posteriormente no Banco da Amazônia, onde ingressou por concurso público.
Nos anos de 1968 a 2002, Falabella desempenhou as atividades como Prefeito de Urucará. Ao longo dos seus 46 anos de vida pública, dedicou-se ao desenvolvimento do setor primário no Amazonas e contribuiu com seu trabalho nos vários governos do Estado.
Faleceu precocemente no dia 28 de maio de 2014, aos 72 anos em decorrência de problemas cardíacos.