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SEDUC realiza encontro de Pedagogos para debater a implementação da Base Nacional Comum Curricular

Com o tema “A atuação do pedagogo no cenário de implementação”, o 2º Encontro de Pedagogos, realizado na última sexta-feira (20/04) pela Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC), por meio do Centro de Formação Profissional Padre José Anchieta (Cepan),  teve o objetivo de discutir as normas obrigatórias a serem implementadas na construção do currículo e projetos pedagógicos das escolas públicas estaduais do Amazonas, e considerando a realidade da comunidade escolar e as orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O evento aconteceu no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE) localizado na avenida Efigênio Sales, Parque Dez, Zona Centro Sul de Manaus, e reuniu pedagogos das coordenadorias distritais de educação e das escolas públicas, inclusive do interior do Estado. De acordo com a diretora do Cepan, Regina Marieta, o papel do pedagogo é de formador, porque atua como mediador na escola. “O olhar do pedagogo é um olhar para o ensino e a aprendizagem. O papel do pedagogo é repensar a sua prática na escola a partir da estruturação do currículo e como pode ser aplicado na sala de aula mediante a formação dos professores”, destaca. A secretária Pedagógica da SEDUC, Ana Cássia, falou da importância do encontro, por ser um momento de implementação da BNCC. “A mediação desse processo no coração da escola perpassará também pela ação tão necessária de nossos pedagogos e pedagogas que trabalham diretamente com os professores”,  enfatizou e destacou que a ideia é continuar com momentos como estes para que todas as dúvidas sejam sanadas. IMG_1447 Pela parte da manhã foi realizado uma mesa redonda com convidados formadores para debates sobre a atuação do pedagogo diante da implementação da BNCC. A professora Fabiane Garcia, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), foi uma das convidadas e palestrante do 2º encontro. “Para a implementação da BNCC existem desafios, existe a diversidade geográfica, a localização e ambiente escolar diversos, mas é fundamental a formação para a implementação nas escolas independentes dos desafios”, disse Garcia. Os pedagogos presentes destacaram a importância do encontro. Para Airton de Oliveira, que participou do primeiro encontro, o corpo docente das escolas devem estar preparadas para implementação. “Eu acredito que o aprofundamento desse estudo de forma mais técnica com os professores da universidade em parceria com a SEDUC, vai favorecer o entendimento dos pedagogos para transmitir aos professores e conseguintemente aos alunos”, explica Airton, que é pedagogo da Escola Estadual Manoel Antônio de Souza. Pela parte da tarde o encontro foi marcado com exposições e debates com três temas. O primeiro foi: “O pedagogo como protagonista da ação formativa na escola”, seguido de “Avaliação da formação” e encerrando o período da tarde, teve o tema “Google Educacion: ferramenta dinamizadora da formação continuada do professor na escola”. “Esse segundo encontro traz uma ampliação das noções da base nacional, porque é um documento que precisamos nos apropriar de toda estrutura e conhecimento dele, para que na prática do dia a dia possamos auxiliar os professores quanto aos procedimentos metodológicos para alcançar os objetivos da BNCC”, destaca a pedagoga da Escola Estadual Duque de Caxias, Erondina Sales.   Fotos: Salomão Júnior/SEDUC
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