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“O retorno é muito gratificante, uma vez que a leitura possibilita um melhor aprendizado e desenvolve o raciocínio do aluno”

Desde muito cedo nós aprendemos a entender o mundo que nos rodeia. Antes mesmo de aprender a ler. Sabemos diferenciar algumas coisas que nos são ditas e expostas. Dominar as palavras é um desafio que sempre estaremos em busca, que é aprender a ler e escrever, pois sempre será um bem maior, porém, uma busca incansável da melhoria para se ter um bom português, mas que talvez, não seja tão fácil assim, se não soubermos usar as ferramentas certas e necessárias que nos são dadas. Pois é preciso ir além, buscar aprender a ler e escrever, usando sempre as palavras certas, isso tanto é necessário, que as escolas e professores de Educação Básica trabalham arduamente de maneira significativa para que os alunos realizem atividades de leitura dando a eles condições de superar suas escritas e estratégias de leitura, ou seja, avançar sempre e superar seus limites.

Marleide Patrícia de 54 anos, professora de Língua Portuguesa da Escola Estadual, Luizinha Nascimento, localizada na Praça 14, Zona Sul de Manaus, soube muito bem como usar essas ferramentas. Ela, percebeu a necessidade de seus alunos e promoveu o projeto “Incentivo à Leitura”, onde o objetivo é desenvolver o nível de aprendizado do aluno nas diversas áreas do conhecimento, para que possam escrever corretamente as palavras, tanto do ponto de vista fonético, quanto gramatical, tendo como prioridade a leitura e a interpretação como fonte de desenvolvimento intelectual, além de motivar de forma criativa o hábito da leitura, tendo como ponto de partida o gosto pela leitura, fazendo os alunos interagirem com textos adequados ao nível de ensino o qual se estuda, como livros paradidáticos diversos.

A professora, promove em sala de aula a prática individual e coletiva da interpretação de textos, uma vez que este é uma problemática persistente em todas as provas de processos seletivos (SIS e PSC), Enem e vestibulares. Disponibilizando aos pais, alunos e comunidade os livros, revistas e jornais ficam expostos no hall da escola, momento em que esse público ficava aguardando ociosamente a entrada para suas respectivas salas, como também aguardam seus filhos, ou no horário do lanche. 

“O retorno é muito gratificante, uma vez que a leitura possibilita um melhor aprendizado e desenvolve o raciocínio do aluno. Observo que a leitura melhora bastante a escrita e o entendimento de qualquer enunciado em todas as áreas do conhecimento. É tão honroso para mim, ver eles escreverem bem e interpretarem um texto corretamente, passando a ter gosto pela leitura e discutirem assuntos lidos. Eu como professore de português, é de grande valor ter esse retorno”, disse a professora Marleide Patrícia.

“Não devemos servir de exemplo a ninguém, mas podemos servir de lição” - Mario Andrade

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