SEDUC capacita professores e funcionários da rede pública estadual para uso de ferramentas do Google de forma pedagógica
Professores e funcionários da escola estadual Evandro Carreira (CMPM VII) participaram, na manhã desta quarta-feira (4), de uma formação direcionada ao uso dos aplicativos Google nas práticas pedagógicas em sala de aula. A formação foi coordenada pelo Centro de Formação Profissional Padre José de Anchieta, da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC), por meio do Núcleo de Tecnologias Educacionais (NTE).
A formação foi realizada no laboratório do Cepan, na sede da SEDUC, no bairro Japiim, zona sul de Manaus e até a próxima sexta-feira (6), deve contar com a participação de 70 educadores.
De acordo com a pedagoga do Núcleo de Tecnologias Educacionais da SEDUC, Inez Alcântara, a formação, que segue até sexta-feira, é dividida em duas etapas. A primeira consiste em oficinas acerca da utilização dos aplicativos e na segunda etapa, os professores terão que elaborar projetos interdisciplinares utilizando as ferramentas do Google.
Os projetos serão acompanhados e apresentados em um fórum organizado pela SEDUC, que está previsto para acontecer no final do ano.
Segundo Alcântara, as oficinas são importantes para contextualizar os professores na era digital.
“A oficina se reveste de uma grande importância, considerando que nós estamos vivendo em uma era de transição, nós estamos transitando da era analógica para era digital. Obviamente, a educação entra nesse processo. Essas oficinas têm o objetivo de fazer com que o professor se apodere das ferramentas para fazer as aulas mais atraentes e que as crianças participem com mais vontade, porque são coisas que fazem parte do dia-dia delas”, explicou.
Foto: Eduardo Cavalcante/SEDUC