Image

ACESSIBILIDADE

ACESSIBILIDADE

ACESSIBILIDADE

Image
Image

Clubes para prática do xadrez será implantado pela SEDUC nos Distritos de Educação em cada zona de Manaus

As sete Coordenadorias Distritais de Educação, responsáveis administrativamente pelas escolas da rede pública estadual em cada zona da cidade de Manaus, contarão com clubes para a prática do xadrez, no primeiro semestre deste ano. A informação foi confirmada pela Coordenação de Educação Física da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC).

O objetivo, segundo o coordenador de Educação Física da SEDUC, Joel Soldera, é desenvolver e aperfeiçoar a modalidade em todas as zonas da cidade.

“Sabemos que temos crianças que gostam do esporte de competição, de força, mas nós temos aquelas crianças que gostam muito do jogo mental e o xadrez não é só um jogo de estratégia, mas é um jogo que faz você ter várias vertentes, inclusive da matemática, onde você tem que fazer cálculos, tem que trabalhar a memória, tem vários objetivos, mas o principal mesmo é desenvolver a modalidade em todas as partes da nossa cidade”, informou, acrescentando que a ideia é ampliar a ação também para a comunidade.

IMG_4051

Competições

A participação dos estudantes da rede estadual em competições de xadrez, inclusive em âmbito nacional, tem sido positiva, com destaque para estudantes de unidades da Zona Leste da capital.

De acordo com Soldera, a ação tem como objetivo ainda expandir a modalidade para que escolas de todas as coordenadorias tenham destaque nas competições.

“A gente quer formar esses sete clubes, porque queremos que todas as regiões tenham destaque, porque todas as regiões dentro do município de Manaus tem que estar assim. A gente está dando o primeiro passo. Nós já tivemos campeões em Parintins, já tivemos pessoas que ganharam medalhas que vieram de Humaitá, então nós temos várias pessoas que têm trabalhado em prol do xadrez e têm conseguido resultado”, afirmou.

IMG_7114

Para as unidades do interior do Estado, segundo Soldera, haverá um cronograma de formações para expandir a prática da modalidade. “Para o interior, vamos fazer através de formação. Começamos agora em abril as formações no interior. Nós já fizemos para o interior via Centro de Mídias, mas agora a gente vai in loco. Três professores nossos, durante esse primeiro semestre estarão visitando 14 cidades e lá vão aplicar o xadrez também”, acrescentou o coordenador.

Curso de arbitragem

Outro investimento que será feito em prol da expansão da modalidade de xadrez é a formação de árbitros dentro dos Distritos de Educação.

“Pretendemos trazer o curso de arbitragem do xadrez porque a gente precisa formar árbitros. Se nós tivermos esses árbitros, eles simplesmente vão se deslocar de uma coordenadoria para outra. Quando a gente traz um árbitro, nós estamos fazendo investimento no nosso professor, no nosso aluno e isso que é importante”, ressaltou Soldera, informando que também haverá oportunidades para o interior.

 

Fotos: Divulgação


-- 
captura-de-tela-2022-02-09-as-01.26.171.png
Image
Image
Image
Back To Top
ChatboxWidget