Alunos de nível MédioTec da SEDUC apresentam projeto de trabalho técnico-científico
Na tarde da última quarta-feira (14/3), alunos do 3º ano do Ensino Médio Técnico da Escola Estadual Manoel Severiano Nunes realizaram a exposição do trabalho de apresentação técnico-científico, na sede da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC), localizada na avenida Waldomiro Lustoza, Japiim 2, Zona Sul de Manaus, em parceria com o Centro de Ensino Técnico (Centec).
A secretaria recebeu 50 alunos formandos do curso técnico em Segurança no Trabalho, que colocaram em exposição seus projetos do Ensino Médio Profissionalizante, uma ação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) do Governo Federal.
De acordo com a secretária Executiva Adjunta Pedagógica da SEDUC, professora Ana Cássia, a proposta do MedioTec visa acelerar as mudanças previstas pela reforma do Ensino Médio. “As experiências apresentadas pelos alunos da primeira turma têm sido significativas. O próprio relato dos estudantes demonstra que abrir possibilidades para a formação técnica para os alunos, a partir do 2º ano do Ensino Médio, têm ampliado as perspectivas dos jovens quanto à sua inserção no mercado de trabalho”, disse Cássia.
O programa – A turma finalista iniciou o curso no ano passado, ainda no 2º ano do Ensino Médio. A modalidade de ensino dá prioridade à oferta de cursos técnicos, ensino à distância e presencial, simultaneamente, ao Ensino Médio regular para alunos matriculados em escolas públicas. Esses alunos são os primeiros resultados da implantação do MedioTec, conforme explica o coordenador da Educação Profissional Técnica da SEDUC, Manoel Jeffreys.
“O MedioTec visa acelerar o processo de mudanças previsto na reforma do Ensino Médio e vai ser um esquema concomitante de aulas em tempo integral com a educação técnica”, destaca Jeffreys.
Para a aluna finalista, Diana Vasquez, 16, o novo programa do Ensino Médio foi algo que surpreendeu. “Nós achávamos que seriam palestras de cursos, mas eles explicaram como funcionária o projeto. Mesmo sendo um projeto piloto, vai abrir muitos caminhos para os estudantes”, disse Vasquez, que ainda ressaltou a importância de entrar no mercado de trabalho com uma formação técnica.
Público – A exposição estava aberta para os servidores da secretaria e contou com a presença de alunos convidados da Escola Estadual Nathalia Uchôa, que vão receber o programa MedioTec em sua escola.
O aluno do 2° ano do Ensino Médio Pedro Gelson da Silva, 16, falou sobre a importância de acompanhar os trabalhos dos formandos. “Essa é uma oportunidade que estamos tendo. O programa do Ensino Médio profissionalizante vai aumentar nossa chance no mercado de trabalho, e vai trazer benefício para muitos outros alunos”, disse.
O Governo do Estado do Amazonas, por meio da SEDUC, está trabalhando na implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) idealizado pelo Ministério da Educação (MEC), em que prevê um novo Ensino Médio em todas as escolas do Brasil.
Fotos: Salomão Júnior/SEDUC
[ngg_images source="galleries" container_ids="52" display_type="photocrati-nextgen_basic_thumbnails" order_by="sortorder" order_direction="ASC" returns="included" override_thumbnail_settings="0" thumbnail_width="240" thumbnail_height="160" thumbnail_crop="1" images_per_page="20" number_of_columns="0" ajax_pagination="0" show_all_in_lightbox="0" use_imagebrowser_effect="0" show_slideshow_link="0" slideshow_link_text="[Show slideshow]" maximum_entity_count="500"]