Com Programa Conectar, SEDUC capacita professores para utilização de ferramentas tecnológicas em sala de aula
O “Programa Conectar” encerrou sua primeira semana de formação, na última sexta-feira (9/3), por meio da plataforma Google para Educação (Google Education). O programa é uma iniciativa do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC), em parceria com a empresa Google. A formação foi realizada no Centro de Formação Profissional Padre José de Anchieta (Cepan) e contou com a participação de professores que atuarão como multiplicadores para ações nas escolas da rede pública estadual.
A iniciativa faz parte do programa de qualificação implantado pelo secretário de Educação, professor Lourenço Braga, que assumiu compromisso de valorizar os servidores da educação quando de sua posse na pasta.
“A valorização do servidor é um compromisso do Governador Amazonino Mendes com a Educação. E esse governo cumpre suas metas”, ressaltou o secretário.
Além das formações presenciais, os professores da capital e do interior terão, também, a qualificação à distância, por meio da plataforma Google Sala de Aula (Google Classrom). De acordo com o formador Google Innovator do Programa Conectar, Tiago Pereira, a intenção é formar multiplicadores para estender o conhecimento a outros educadores da rede.
“Estamos formando uma equipe do Cepan e realizando ações para multiplicar nas escolas. As formações vão se estender para o interior também, sempre na ideia de formar multiplicadores, que são os outros professores que irão trabalhar com a formação. Isso se torna um efeito em cadeia e vai se tornando cada vez melhor principalmente pela estrutura do nosso Estado, que é muito grande”, explicou o formador.
Ferramentas
As ferramentas tecnológicas irão beneficiar servidores, professores e, de modo especial, os estudantes, a fim de proporcionar um melhor aprendizado. O trabalho será colaborativo com toda a rede. O professor vai ter um ganho de tempo real, e poderá trabalhar várias ferramentas, não se preocupando com aquela tecla de salvar. A plataforma permite trabalhar um documento, um texto colaborativo tanto para uso nos seus cursos de especialização, mestrado, quanto com o aluno, construindo um texto numa redação.
O educador terá todo esse resultado em tempo real e o aluno poderá enriquecer o vocabulário pois, hoje, já vivem esse mundo da tecnologia.
Formações
A formação, segundo Tiago Pereira, acontece por meio de oficinas. “Existe a demonstração das ferramentas, onde deve localizá-las e o que você deveria fazer. A partir do momento que há a demonstração, os professores, os multiplicadores também já começam a utilizar”, explicou o formador Google Innovator.
Com orientações abrangentes, as formações conseguem incluir também os educadores que não têm tanto contato com as ferramentas tecnológicas. “Até os professores que não nasceram nessa era digital, eles veem o ganho que a ferramenta pode trazer”, esclareceu o coordenador de formação.
O servidor Clóergio Rodrigues, que atua na Gerência de Formação do Cepan, participou da semana de formações. Segundo ele, o programa levará conhecimentos para todos os envolvidos na educação.
“O programa Conectar vem contribuir com o conhecimento, expandir esse conhecimento, que ainda é muito restrito à nossa região. O programa abre um leque de possibilidades para professores, alunos, gestores, de um modo geral, a escola e a SEDUC tem esse propósito de levar essa ferramenta para todas as escolas, fazer com que as crianças tenham a vivência, o contato, aprendam a navegar. Estamos trabalhando para isso”, afirmou.