“Meus alunos, tendo uma perspectiva de um futuro, me engrandece tanto como professora como na minha vida pessoal”.
A ciência sempre exerceu uma grande influência em nossa vida cotidiana, tanto que é difícil imaginar como seria o mundo atual sem as suas contribuições ao longo dos tempos. Mesmo com tantas tecnologias, o mundo precisa da ciência para seguir sempre em frente. A Ciência vem sendo umas das grandes responsáveis pelas transformações tecnológicas que têm suportado as incríveis evoluções do mundo, e cabe a nós decidir construir coisas boas para um futuro melhor para a sociedade.
Dentro desta visão de ciência e inovação, a professora Janile Alves da Silva, de 35 anos, decidiu inovar e trazer para sala de aula algo que aguçasse a curiosidade de seus alunos sobre a física, disciplina que exerce no Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Áurea Pinheiro Braga, na Zona Oeste de Manaus, há 10 anos. A professora vem desempenhando um papel importante para a comunidade e a escola.
“Como motivar o estudo da física através da utilização de experimentos simples”, foi o projeto que iniciou de forma autoral da professora Janile há dois anos. A ideia do projeto surgiu com o intuito de aperfeiçoar o entendimento e a compreensão do ensino da física de forma simples, na prática de experimentos de baixo custo que ocorreu através da confecção de experimentos como: barco a vapor, termômetro, foguete e outros, aguçando-se assim a curiosidade dos alunos para o funcionamento e sua teorização. Com isso, os alunos tiveram mais dedicação aos estudos e sede em querer saber mais sobre o que a física podia ensiná-los.
“Eu sentia as dificuldades dos meus alunos em compreender física e por estar o tempo todo em sala de aula, então, pensei em levá-los a ambientes externos e mostrar a eles que física não é só cálculos e fórmulas. Então, começamos a confeccionar experimentos que fossem paralelos ao ensino e que eles pudessem ter maior percepção do conhecimento que está inserido na física. Percebemos também a necessidade de criar experimentos que tivessem ao alcance do aluno, por isso, são experimentos de baixo custo confeccionados de garrafas pets e outros de materiais que eles pudessem obter em casa, para fazer seu próprio experimento, pois meus alunos tendo uma perspectiva de um futuro me engrandecem tanto como professora, como na vida pessoal”, disse a professora Janile Alves
Embora os professores sejam peças fundamentais para uma melhoria de ensino de qualidade, os alunos são os protagonistas, pois nenhum projeto tem um bom retorno sem um bom ouvinte e um telespectador para se obter um bom resultado.