“Então pensei em trabalhar de forma variada e criativa, pois trabalhos escolares não precisam ser necessariamente enfadonhos e desinteressantes"
Ao propor uma reflexão sobre ensinar, vale lembrar que não é uma tarefa tão fácil. Professores que tiram do seu tempo para fazer valer a pena em sua disciplina, são professores que merecem um mérito de educador nota mil, eles que têm iniciativa de fazer com que seus alunos consigam ter a sede de aprender mais e mais, e ter uma percepção diferente de leitura, arte e cultura, é de aplaudir de pé e serem ovacionados por atitudes que mudam o futuro de alunos da rede estadual de educação.
É preciso abandonar a crença de que as atitudes dos professores só precisam estar em sala de aula. Pensar "fora da caixinha" pode elevar e modicar pensamentos de alunos que tenham a dificuldade de aprender, de entender determinados assuntos. Para que essa mudança aconteça, é preciso ter amor e acreditar que pode dá certo. Caberia considerar os professores como os personagens principais de um roteiro que faz valer um filme. Personagens que, em atividade profissional, são levados a se envolver em situações formais de aprendizagem.
Foi assim, com a ideia de mudar um pouquinho o mundo e o pensamento de alunos da rede pública de educação do Amazonas que a professora de língua portuguesa, Francys Sabrina Nascimento Dorval, de 38 anos, natural de Manaus, da Escola Estadual Gilberto Mestrinho, localizada na rua Danilo Areosa - Colônia Antônio Aleixo, Zona Leste de Manaus, vem ministrando o projeto de leitura "Seu Talento é Show".
O projeto contempla diversos gêneros literários, de livre escolha as obras que os alunos leem e em seguida desenvolvem suas habilidades com teatro, música, leitura entre outros. Com isso, os alunos aprendem a resumir, a absorver a ideia principal de texto, assim como outros conteúdos. Assim, o projeto contribui para a apropriação de conhecimentos relativo ao mundo exterior, desenvolvendo um pensamento crítico e reflexivo de modo a formar leitores competentes e autônomos.
“O que me fez tomar iniciativa de criar esse projeto foi, após perceber a resistência especialmente do público juvenil em relação a leitura, por conta do vocabulário precário, da dificuldade de compreensão, erros ortográficos e principalmente, pelo conhecimento restrito dos alunos. Então pensei em trabalhar de forma variada e criativa, pois trabalhos escolares não precisam ser necessariamente enfadonhos e desinteressantes, mas que despertasse a criatividade e estimulasse espontaneamente a leem e a recontar as obras literárias através de teatro, música, desenho, desfile, curta-metragem e outros”, disse a professora Francys Sabrina.
A iniciativa e um impacto de um bom professor ecoa por toda a vida adulta dos estudantes. Eles têm mais chances de cursar uma boa faculdade, de ter um ótimo emprego, de levar uma vida mais saudável e de contar com rendimentos maiores ao longo da vida.
Portanto professores, suas ideias brilhantes, podem mudar a vida do seu aluno para toda a vida, vocês são a peça fundamental para um futuro brilhante e promissor e exemplos de professores nota dez.