SEDUC promove encontro para discutir metas e estratégias para as provas do PISA e da Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA)
Técnicos, gerentes, coordenadores pedagógicos e coordenadores distritais de educação da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC) participaram na manhã desta quarta-feira (24) de um encontro pedagógico que teve como tema duas grandes avaliações de larga escala das quais a rede estadual do Amazonas participa: o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) e a Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA).
Coordenado pela Secretaria Executiva Adjunta Pedagógica da SEDUC por meio da Assessoria Executiva de Avaliação, o evento foi realizado no auditório do Centro de Formação Profissional Padre José de Anchieta (Cepan), no bairro Japiim 2, Zona Sul de Manaus.
De acordo com o coordenador da Assessoria Executiva de Avaliação, Jander Freitas, o objetivo é apresentar os resultados de ambas as avaliações, PISA e ANA, que acontecem a cada três e dois anos, respectivamente, e que serão realizadas neste ano de 2018.
A secretária Executiva Adjunta Pedagógica da SEDUC, Ana Cassia Marinho, destacou a importância do trabalho prévio que a SEDUC está realizando. “Considerando a importância e a proximidade dessas avaliações, nós pensamos em fazer esse encontro com os nossos representantes, técnicos de departamento, gerentes e coordenadorias, uma vez que eles são os nossos interlocutores junto às escolas. A ideia é que a partir de agora, eles nos ajudem a divulgar e a multiplicar as informações necessárias para que os nossos estudantes estejam preparados para essas avaliações”, afirmou a secretária.
Avaliações
O Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Programme for International Student Assessment (Pisa) mede o nível educacional dos jovens de 15 anos, por meio de provas de Leitura, Matemática e Ciências e a avaliação é realizada a cada três anos.
De acordo com a Assessoria Executiva de Avaliação da SEDUC, neste ano, estudantes de nove escolas da rede estadual do Amazonas participarão da avaliação, sendo seis na capital e três nos municípios do interior.
A Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), por sua vez, avalia os níveis de alfabetização e letramento em Língua Portuguesa (leitura e escrita) e Matemática de estudantes matriculados no 3º ano do Ensino Fundamental das escolas públicas.
No Amazonas, as provas serão aplicadas em todas as escolas que oferecem a modalidade de 3º ano do Ensino Fundamental, na capital e no interior.
Melhores resultados
O gerente do Ensino Fundamental Anos Finais da SEDUC, Eriberto Façanha, participou do encontro. Segundo ele, o momento é muito importante para garantir melhores resultados nas duas avaliações externas. “A Assessoria de Avaliação está fazendo um trabalho muito importante de divulgação tanto da ANA quanto do PISA. Essas avaliações vão diagnosticar como está a nossa rede estadual em relação ao letramento e às disciplinas de Matemática e Ciências. A importância dessa reunião é justamente fazer a divulgação das atividades, a busca de metas e estratégias para que o Estado do Amazonas possa ter resultados positivos”, explicou o professor.