Governo do Estado lança projeto de Colônia de Férias para retirar crianças das áreas próximas aos semáforos
O Governo do Estado do Amazonas, em parceria com o Ministério Público do Trabalho no Amazonas, lançou o projeto Colônia de Férias, no bairro Colônia Antônio Aleixo, Zona Leste de Manaus. O evento deu início às ações sociais no bairro, ao apoiar a instituição O Pequeno Nazareno, com a finalidade de tirar as crianças das ruas, das áreas próximas aos semáforos, e as conduzindo para atividades físicas e educacionais. O projeto foi antecipado e começa nesta segunda-feira (18) e segue até 27 de janeiro de 2018.
No lançamento do projeto, ocorrido na última sexta-feira (15), o Governador do Estado, Amazonino Mendes, destacou a importância da família como base, onde as crianças devem ser o reflexo da sociedade.
“Eu estou muito feliz, porque esse é um projeto que quem ganha é o amor. Aqui tem um trabalho muito bonito da procuradora do Ministério Público do Trabalho Dra. Alzira Costa, e vamos ajudar com todo o governo”, destaca.
Ele ainda ressaltou o apoio das secretarias do Estado para fortalecer as ações que iniciam nesta segunda-feira, no espaço da Escola Estadual Gilberto Mestrinho, localizada no mesmo bairro.
Fundação- A fundação O pequeno Nazareno, é financiado desde 2016 pela Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) do Governo do Estado. No evento, estavam as crianças da fundação e os familiares delas, que serão beneficiadas pelo projeto. A assistente social da fundação, Sidvane Guimarães, conta que no mês junho de 2016 a fevereiro de 2017, buscaram identificar as crianças das sinaleiras de Manaus. “Eu, a psicóloga e mais um orientador educacional, criamos um vínculo com eles e através disso tivemos um diagnóstico de 78% das crianças e adolescentes, são residentes da Colônia Antônio Aleixo”, e explicou que por esse motivo intensificaram seus trabalhos nesta área.
SEDUC - A Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC) é uma das apoiadoras no projeto Colônia de Férias. Para a secretária Executiva Adjunta da Capital, professora Maria Carneiro, a colônia é fundamental para a sociedade. “Isso é um sonho realizado, pois estamos conseguindo trabalhar escola e sociedade. Quando a gente pensa em educação, está inserida a família e a sociedade. Essa parceria que faz dar certo” enfatiza a secretária.
Projeto - A colônia de férias tem como meta alcançar aproximadamente 320 crianças. Com atividades socioeducativas, palestras, oficinas de patins, skates, futebol, queimada. E envolvendo as mães com rodas terapêuticas, artesanato, uma oficina de “arte com amor”, informa a fundação em uma estimativa de 53 famílias que devem ser alcançadas nesta colônia.
“Isso é para toda cidade, e trabalhamos para que chegue a todos os municípios. Nunca devemos perder a esperança”, concluiu o governador Amazonino.