XXVII Jogos da Escola Augusto Carneiro dos Santos reúnem jovens alunos e ex-alunos com diversas atividades de inclusão
Encerrou nesta sexta-feira o XXVII Jogos da Escola Estadual Augusto Carneiro dos Santos (Jeacs), que ocorreu na Fundação Vila Olímpica do Amazonas, localizado no Dom Pedro, Zona Centro-Oeste de Manaus. As atividades envolveram alunos com deficiência auditiva da escola, que é uma das instituições da rede pública estadual de ensino que oferece atendimento específico relacionado à educação especial desenvolvida pela Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC).
Os Jeacs têm a finalidade de destacar a inclusão com desporto nas atividades físicas, culturais e sociais dos alunos. A escola atende 80 alunos surdos e surdo-cegos de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental no turno matutino, e do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.
“A importância dos jogos é imensa, porque toda comunidade surda de Manaus tem conhecimento desses jogos”, disse a coordenadora dos jogos, Maria das Graças Abrahim, professora de Educação Física da escola. E acrescenta que o Jeacs é referência para o surdo e gera uma expectativa para cada edição.
Para o ex-aluno da escola, Tiago Silva de Oliveira, que estudou de 1998 a 2009, a inclusão é muito importante. “Pra mim foi muito importante participar dos jogos no tempo que estudei na escola. Se hoje eu sou um profissional, foi porque tiver um bom aprendizado na escola, por isso precisamos de inclusão”, disse Tiago, que teve o professor José Augusto Maia como seu intérprete.
Os jogos contaram com a participação de alunos surdos convidados da Escola Estadual Frei Silvio Vagheggi, Escola Estadual Desembargador André Vidal e Colégio Brasileiro Pedro Silvestre.
O evento foi realizado em oito modalidades: handebol, futsal, basquete, voleibol, estafetas (atividades recreativas), tênis de mesa, queimada e atletismo com corrida, arremesso de pelota e salto em distância, com premiação para os três primeiros colocados em cada modalidade.
Fotos: Indira Queiroz/SEDUC