Image

ACESSIBILIDADE

ACESSIBILIDADE

ACESSIBILIDADE

Image
Image

Seminário de abertura do Pnaic reúne profissionais da educação na Universidade Federal do Amazonas

 

O seminário de abertura do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), realizada nesta quinta-feira (30) no auditório Eulálio Chaves, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Zona Leste de Manaus, reuniu professores e coordenadores pedagógicos do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental, professores da pré-escola e coordenadores pedagógicos da Educação Infantil, articuladores e mediadores de aprendizagem que atuam com Língua Portuguesa e Matemática das escolas que fazem parte do Programa Novo Mais Educação.

O Pnaic é um compromisso formal e solidário assumido pelos Governos Federal, Distrito Federal, dos estados e dos municípios, desde 2012, para atender a meta 5 do Plano Nacional da Educação (PNE), que estabelece a obrigatoriedade de alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º ano do Ensino Fundamental.

“A gente intende que juntos somos melhores que separados. Para poder fazer o enfrentamento há uma questão que é muito importante: a alfabetização de nossas crianças. Para isso requer que primeiro invistamos na formação dos professores, depois nos processos de gestão. Esse momento aqui no Amazonas é fundamental, porque isso melhora a vida do cidadão, por isso temos como principal foco do nosso trabalho são as crianças brasileiras”, disse a diretora de Formação e Desenvolvimento dos Profissionais da Educação, do Ministério da Educação (MEC), Silvia Donnini, que palestrou no seminário de abertura.

IMG_8254-2

A Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC) firma o compromisso com o MEC para o desenvolvimento do Pnaic, sendo um momento único na educação, conforme explica a secretária Executiva Adjunta Pedagógica da SEDUC, professora Luciana Cáuper. “Nós temos mais de mil e quatrocentos professores envolvidos nessa ação, pois é uma força tarefa imensa de todas as instituições parceiras envolvidas na formação com pesquisa, tecnologia, com uma gama de instrumentos pedagógicos e de pessoas em prol da formação destas crianças”, disse a secretária.

A formação do Pnaic acontece em nove polos, uma na capital e as demais em oito municípios do Amazonas, com oficinas com carga horária mínima de 100h, previsto para finalizar em maio de 2018.

“O Pnaic veio para ajudar o professor, e eu aprendi muito com esta formação. O professor precisa estar preparado e a formação contribui para isso”, explica Maria do Socorro, professora  1º  ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Aristóteles Comte de Alencar, que participa pela segunda fez da formação.

A ação foi transmitida ao vivo para 62 Municípios do Estado do Amazonas, via o Centro de Mídias de Educação do Amazonas (CEMEAM), da SEDUC.

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) lança o programa Pnaic junto com o Ministério da Educação (MEC), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), as secretarias de educação do Estado e da capital (SEDUC e Semed).

captura-de-tela-2022-02-09-as-01.26.171.png
Image
Image
Image
Back To Top
ChatboxWidget