Escola Estadual Cid Cabral é a grande vencedora da V Feira de Ciências da Amazônia
A Escola Estadual Cid Cabral da Silva, localizada no bairro Cidade Nova, Zona Norte de Manaus, foi a grande vencedora da V Feira de Ciências da Amazônia (FCA), que faz parte das atividades da 14ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), encerrada na última terça-feira (28), na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério da Secretaria Municipal de Educação (DDPM/Semed). A E.E. Cid Cabral conquistou quatro medalhas, seguida da Fundação Matias Machline, com três.
A V FCA também credenciou os vencedores para participação em outras feiras nacionais. A escola Cid Cabral conquistou o direito de participar com dois representantes na Feira de Ciências do Amapá (Feneceap), e a Fundação Matias Machline mandará dois representantes para a Feira Nordestino da Ciência e Tecnologia (Fenecit) e um para a Genius Olimpiad, em São Paulo.
A FCA foi promovida pelo Governo do Amazonas, com coordenação da Secretaria de Estado de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Seplancti), em parceria com as instituições das redes Municipal, Estadual e Federal de ensino, propiciando, dessa forma, a ampla difusão das ações de CT&I no meio estudantil e da comunidade em geral.
De acordo com a Seplancti, a FCA é uma feira temática e tem o objetivo de estimular a inovação e a criatividade de alunos secundaristas por meio da ciência, inovação e da resolução de problemáticas da nossa região amazônica. Premia alunos que se destacarem em suas categorias, além de fornecer credenciais para feiras nacionais e internacionais.
Com o tema “A Matemática está em tudo”, proporcionou ao público atrações culturais e exposição de 50 projetos, apresentados por alunos secundaristas (com idade entre 14 a 21 anos) de 29 escolas da rede de ensino da capital e interior do Estado. Os principais temas abordados foram “Ciências para a sociedade”; “Ciências para o meio ambiente”; “Engenharias para a sociedade”; e “Engenharias para o meio ambiente”.
O intuito da SNCT é mostrar como a matemática faz parte do cotidiano das pessoas. Na economia, diversas operações financeiras dependem de modelos e equações. Quando uma pessoa pede um empréstimo, boa parte das instituições financeiras usa cálculos sofisticados para a chamada análise de risco. O mesmo vale para a compra de ações por instituições financeiras ou fundos de investimento.
Os vencedores:
Categoria – CIÊNCIAS PARA A SOCIEDADE
1. Escola Cid Cabral – “A ciência na tela: compreensões de astronomia e astrofísica” – FECEAP
2. Escola Cid Cabral – “Caso Hanah Beker”
3. Escola Cid Cabral – “Políticas públicas no Brasil no combate à violência contra a mulher”.
Categoria – CIÊNCIAS PARA O MEIO AMBIENTE
1. Escola Cid Cabral – “Meio ambiente e conscientização social como ferramenta de manutenção da saúde pública”. - FECEAP
2. Escola Vicente de Paula – “Jovens empreendedores: artesanato sustentável na escola”.
3. Escola Professor Paulo Cesar da Silva Nonato – “Aplicações de métodos para contenções de erosões e voçorocas”.
Categoria – ENGENHARIA PARA A SOCIEDADE
1. Fundação Matias Machline – “VRWU” – FENECIT
2. Fundação Matias Machline – “Apollo” – FENECIT
3. Escola Rui Barbosa Lima – “Sistema de consultas off-line para bibliotecas públicas”.
Categoria – ENGENHARIA PARA O MEIO AMBIENTE
1. Fundação Matias Machline – “Gaia, sistema automatizado de compostagem”. – GENIUS
2. Escola Áureo Pinheiro Braga – “Ensino da física através da aerodinâmica na construção do foguete”.
3. Escola Lucila Freitas – “Motor solar Stirling”.
Foto: Bruno Zanardo