Final do II Circuito de Experimentos de Baixo Custo de Ciência na Natureza reúne 36 projetos das escolas estaduais
A grande final do II Circuito de Experimentos de Baixo Custo de Ciência na Natureza das Escolas Estaduais do Amazonas foi realizada na sexta-feira (24/11) no auditório do Centro Educacional de Tempo Integral Gilberto Mestrinho, localizado na rua Leopoldo Peres, Educandos, Zona Sul. A disputada foi dividida em dois momentos (pela manhã e tarde), em seis categorias, e com 36 projetos de alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, abrangendo, também, as modalidades de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Avançar da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC).
Na parte da manhã aconteceu à disputa das três primeiras categorias, com 18 apresentações de experimentos dos alunos dos anos iniciais e anos finais do ensino fundamental (ciclo regular, projeto avançar e EJA), onde mostraram muito domínio do conteúdo sendo bastante elogiados e aplaudidos.
Destaque para os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Agra Reis, do município de Manacapuru, que foi a única do interior a concorrer na final, e ainda ganhar na categoria 3, de projetos do Ensino Fundamental Anos Finais (6ª ao 9º ano) com o tema: “Acender lâmpada com limões”. O professor de ciência Samuel Feitosa, destaca o envolvimento dos alunos nos experimentos. “A nossa experiência abordava temas relacionados aos estudos no 9º ano em química e física. Ano passado os alunos pouco se envolveram, mas este ano a gente viu a diferença, entre uma aula prática e teórica, e isso vai motivá-los ainda mais no rendimento escolar”, explica o professor e orientador dos alunos.
O Secretário de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC), professor José Augusto, comenta que as escolas públicas do Estado trabalham propostas inovadoras na ciência da natureza. “Nós devemos incentivar ações como essas em nossas escolas. Existe uma mudança de paradigmas em relação às feiras de ciências, no qual você tem estandes parados e as pessoas vão passando, aqui estamos vendo o contrário, os experimentos são de baixo custo, a ciência, as descobertas estão indo até vocês”, disse o secretário, que ainda acrescentou que a SEDUC vai continuar ampliando ações como essas.
Pela parte da tarde foi a vez dos alunos do Ensino Médio (ensino regular e EJA) competindo nas ultimas três categorias com experimentos de biologia, física e química. A aluna Bruna Miranda, 19, do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Antônio Encarnação Filho, falou sobre sua apresentação na final. “Foi muito gratificante, pois sei que varias escolas e alunos se esforçaram em estar aqui”, explica Bruna.
Os alunos foram premiados com troféus, menção honrosa para os três primeiros colocados de cada categoria, e os primeiros colocados receberam tablets, além disso, todos os alunos receberam certificado de participação e kit de material didático da Faber Castell, que foi a patrocinadora do evento.
A ação vem sendo desenvolvida pela SEDUC por meio do Departamento de Política e Programas Educacionais (Deppe), na Gerencia do Ensino Fundamental II (Genf II), sob a coordenação do professor Mailson Rafael dos Santos e com a colaboração das Coordenadorias Distritais de Educação.