Alunos da Escola Estadual de Tempo Integral Maria Izabel, de Iranduba, apresentam feira de Artes e Mostra da Consciência Negra
A I Feira de Artes, Cultura e Literatura e a II Mostra Cultural de História da Consciência Negra da Escola Estadual de Tempo Integral (EETI) Maria Izabel, do município de Iranduba, teve como foco a interação entre as disciplinas de História, Literatura e Artes abordando temas interconectados e discutidos em sala de aula por estas três vertentes do conhecimento acadêmico.
Os assuntos discutidos e analisados em sala de aula foram apresentados pelos alunos do Ensino Fundamental e Médio. A feira iniciou com uma apresentação teatral da poesia Navio Negreiro de Castro Alves, em seguida a disciplina de História abordou os países africanos, seu contexto histórico e sua ligação com o Brasil.
Os alunos mostraram, por meio dos estandes, comida típica, costumes e tradições que conecta a África ao Brasil. Nas Artes foi explorado o senso artístico do povo africano através de pinturas e esculturas, confeccionadas pelos próprios alunos, todas com uso de materiais recicláveis.
A literatura procurou mostrar, com as terceiras séries do Médio, O Mundo Fantástico de criaturas existentes na imaginação de grandes escritores africanos e afins. Os alunos das segundas séries uniram poesia e forma, lembrando como o Parnasianismo valorizava a forma poética acima de seu próprio conteúdo. A feira foi aberta ao público e contou com inúmeras visitas ressaltando o seu enorme sucesso, os objetivos educacionais foram ampla e satisfatoriamente alcançados.